Categoria: História do Douro

Conheça a História do Douro Vinhateiro... Regresse ao passado connosco!

As Pontes na Região do Douro

11 março 2015, quarta-feira . Douro Vinhateiro , História do Douro , Cruzeiros no Douro

As Pontes na Região do DouroJá aqui falamos anteriormente sobre as seis espetaculares Pontes que unem a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. Agora falaremos sobre as restantes pontes – não menos notáveis - que podem ser contempladas ao longo do percurso dos Cruzeiros no Rio Douro, desde a cidade do Porto até Barca D’Alva.

Embarque nesta fantástica aventura e contemple, além de uma paisagem magnífica, diferentes pontes, de diversas épocas e distintos estilos arquitetónicos.

Ler post completo

Bem-vindo a Barca D'Alva!

25 fevereiro 2015, quarta-feira . Douro Vinhateiro , História do Douro

 

Bem-vindo a Barca D'Alva!E aqui estamos, no limite do Rio Douro em território português: Barca D’Alva. Daqui já se avista solo espanhol. Localidade erguida na margem esquerda do rio, prima pela sua beleza natural. 
 

Recebe milhares de visitantes, movidos pela curiosidade, que viajam para explorar um dos locais mais genuínos do Douro. Junte-se a nós e descubra a encantadora Barca D’Alva…

Ler post completo

O Porto e a Calém

20 fevereiro 2015, sexta-feira . Douro Vinhateiro , História do Douro , Vinho do Porto

O Porto e a CalémEm passeio pela cidade do Porto, eis que surge a súbita vontade de beber um delicioso cálice de Vinho do Porto… Procure as Caves Calém. Para além de sentir um odor apetitoso a vinho, terá um guia estará pronto a acompanhá-lo para lhe transmitir toda a informação sobre estas caves, assim como a História do Vinho do Porto.
 

No entanto, e para que não fique ansioso de mais antes da visita a estas Caves, contamos-lhe um pouco da sua História e do seu sucesso ao longo do tempo. Venha connosco…

Ler post completo

Favaios: uma aldeia vinhateira

18 fevereiro 2015, quarta-feira . Douro Vinhateiro , História do Douro , Geral

Favaios: uma aldeia vinhateiraFavaios é uma aldeia escondida no coração do Douro. Pouca gente conhece este lugar recôndito, mas certo é que dela provém um dos néctares mais deliciosos do mundo: o vinho Moscatel Galego Branco.

Esta é uma aldeia tão peculiar, tão encantadora e tão sublime que é um pecado não a conhecer. Por isso mesmo, hoje contamos-lhe tudo sobre Favaios. Venha connosco descobrir esta aldeia, as suas ousadas riquezas e as suas ancestrais tradições. 

Ler post completo

Ferreirinha, a Senhora do Douro

12 fevereiro 2015, quinta-feira . História do Douro , Vinho do Porto

Ferreirinha, a Senhora do DouroConhecida como empresária, santa e mãe de pobres…. Dona Antónia Adelaide Ferreira ou Ferreirinha é uma das grandes personalidades que marcaram a região vinícola do Douro e a história da produção de Vinho do Porto.

Nascida na Régua em 1811, esta mulher visionária, detentora de dezenas de quintas na região do Douro, nunca colocou de parte o seu lado mais humano, lutando sempre pelos mais necessitados e pelas suas causas.
Conheça esta figura incontornável da História de Portugal e inspire-se...
 

Ler post completo

O Rio Douro Antigamente: Um Rio Indomável

30 janeiro 2015, sexta-feira . História do Douro

O Rio Douro Antigamente: Um Rio IndomávelHoje em dia, fazer um cruzeiro pelo Douro é mais do que uma viagem… é um prazeroso momento. No entanto, este rio nem sempre foi tão amável. Durante longas e largas décadas, corria desenfreado em direção ao mar. E nestas batalhas entre o Homem e a Natureza, muitos foram aqueles que lá perderam as vidas.

Hoje contamos-lhe a História deste Rio dourado: tão furioso e tão forte que até os mais poderosos vergaram perante ele.

Ler post completo

Barco Rabelo - História e Curiosidades

20 junho 2014, sexta-feira . História do Douro

Barcos Rabelos - História e CuriosidadesQuem passa pelas margens do Rio Douro no Porto ou Vila Nova de Gaia, certamente não ficará alheio aos pequenos barcos de madeira que aí se encontram.

Os famosos Barcos Rabelos apelam à tradição, apelam à Antiguidade, apelam à bravura e coragem do povo português. Os Barcos Rabelos são História. Talvez História que pouca gente conhece…  Bem vindos ao mundo dos Barcos Rabelos!

Ler post completo