Uma Viagem do Porto à Régua. Douro Blog

Uma viagem do Porto à Régua

A Região

2014-06-27

Uma-viagem-do-Porto-à-Régua
Nada melhor do que um cruzeiro pelo Rio Douro para nos abstrair de toda a rotina stressante do dia-a-dia, alhear-nos dos problemas e da confusão, fazer-nos passar um belo dia em família, com os amigos, com a pessoa amada… Um cruzeiro no Rio Douro tem todos os ingredientes para se tornar numa experiência única. Confira a nossa sugestão e embarque connosco do Porto até à Régua!

Um dia pelo Douro... 

 

O Douro é a região das uvas, dos socalcos, do vinho, das paisagens inebriantes por onde passa um dos rios mais límpidos da Europa. O Douro, esse “poema geológico” como nos contou Miguel Torga, é português. O Douro é nosso!

 

Sendo uma das regiões mais aclamadas do mundo, milhares e milhares de turistas rumam ao Douro anualmente para conhecer as suas histórias, as suas tradições, os seus vinhos, as suas gentes, em suma, vêm à descoberta da essência genuína da mais antiga Região Demarcada do mundo.

 

As paisagens deslumbrantes da Região do Douro

 

 

O sol que já ofusca e os dias quentes que se têm sentido em terras lusitanas convidam a uma viagem. E a nossa sugestão, claro está, é um cruzeiro! É a primeira vez que viaja pelo Douro? Então sugerimos um dos cruzeiros entre o Porto e a Régua, os mais populares em 2013!

 

Este cruzeiro tem a particularidade de não durar muitas horas (comparativamente com outros cruzeiros), percorre uma curta distância, mas mantém todos os ingredientes necessários para um dia intenso e de sonho. É, por isso, o cruzeiro ideal para quem ainda não conhece os encantos mais apaixonantes do Douro (mas que está prestes a render-se à sua beleza).

 

O dia começa bem cedo, logo pelas oito da manhã. O Porto ainda está a acordar lentamente, demoradamente. É uma boa altura para conhecer a zona ribeirinha e vê-la despertar. Já na embarcação, passe pelas principais pontes da cidade e deixe-se levar rumo ao interior do Douro.

 

 

Começamos pela margem ribeirinha do Douro e terminamos o cruzeiro na cidade da Régua

 

 

Um bom pequeno-almoço a bordo vai dar-lhe as energias necessárias e não se esqueça de tirar fotografias à neblina espelhada nas águas sublimes do rio. Um cenário deslumbrante. A paisagem vai desfilando à nossa passagem, sempre verde, intocável, majestosa. A primeira barragem com que nos deparamos é a de Crestuma-Lever, que tem um desnível de 14 metros…

 

Entramos na eclusa e deixamos que ela encha, enquanto a água faz subir o barco, até nos levar ao outro lado da barragem. É um processo interessante que demora apenas alguns minutos até ficar concluído. Mais à frente, imponente, a Barragem do Carrapatelo espera-nos. Repete-se o mesmo processo mas num desnível de 35 metros. A sensação é indescritível!

 

 

Durante o dia, podemos testemunhar a impressionante beleza do Douro e subir as barragens do Rio

 

 

A manhã passa num instante, pelo meio de música, danças e muita conversa. Mas aproveite, também, para apreciar o silêncio desta região. E pouco depois de um almoço revigorante a bordo, sem dar por isso, já estamos a atracar no cais da Régua. São 15h30 e até à partida do comboio temos tempo para um café ou um lanche ou até uma visita à pequena e pacata cidade da Régua.

 

E antes de entrar no comboio, às 16h50, não se esqueça de apreciar a arquitetura antiga da Estação desta cidade. O comboio parte e às 18h50 estamos de regresso à cidade Invicta! Encantados, maravilhados e desejosos de voltar ao coração de um dos tesouros mais bem guardados de Portugal.

 

 

Finalmente chegamos à Régua, depois de um dia intenso, muito intenso, muito divertido e, certamente, de sonho.

 

 

O que está incluído neste Cruzeiro? 

 

A viagem descrita refere-se ao Cruzeiro Porto-Régua-Porto, subida de barco. Este cruzeiro está disponível desde 59€ (ou desde 57,5€ se for a descida de barco) e inclui:

  •  
  • Cruzeiro + bilhete de comboio (regresso) + refeições servidas a bordo

 

Contamos consigo?

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui