Pinhão: Uma Vila Escondida no Coração do Douro
A Região
2015-02-04

Vila do Pinhão, Portugal
Boa comida, cultura e tradição. Este é o menu de sucesso para quem deseja conhecer a Região Demarcada do Douro, um tesouro paisagístico e destino obrigatório no Norte de Portugal. Na Cruzeiros Douro, não faltam opções para uns maravilhosos dias de passeio.
Um dos mais recomendadíssimos cruzeiros no rio Douro tem como destino o Pinhão, uma encantadora vila localizada no centro do Vale do Douro. A paisagem das vinhas em socalcos ao longo das íngremes margens do rio é o postal mais conhecido da vila, que tem a sua história marcada pela ligação com as uvas, as vindimas, o rio Douro e o vinho mais famoso de Portugal.
Para além das águas durienses que banham a vila do Pinhão, também muito perto desta vila desagua o rio que lhe deu nome, o rio Pinhão. Vila de rios e de vinhas, de natureza e de arte…
O Cruzeiro Porto - Pinhão - Porto (com Visita) é um programa de dia completo que inclui pequeno-almoço e almoço a bordo, subida de 3 barragens e visita a uma das mais famosas Quintas da região, com prova de vinhos. Uma experiência que o deixará rendido!
Se já se encontra na região do Douro e procura programas mais curtos, nada melhor do que um cruzeiro de 1 ou 2 horas em barco típico rabelo, com embarque e desembarque no Pinhão. Há opções para todos os gostos!
Este reconhecido destino vitivinícola alberga algumas das mais conceituadas Quintas produtoras do Vinho do Porto pelo que a melhor forma de as contemplar, em toda a sua plenitude, é a bordo dos relaxantes Cruzeiros Pinhão-Romaneira-Pinhão (com a duração de 1 hora) ou Pinhão-Tua-Pinhão (com a duração de 2 horas).
Estes pequenos cruzeiros pautam-se pelo silêncio da vista e tranquilidade das águas e permitem admirar as mais impressionantes paisagens da região duriense, consideradas Património Mundial da UNESCO, num percurso do rio Douro que não é visível a partir de estradas nacionais ou vias-férreas. Não deixe de aproveitar!
Estação Ferroviária do Pinhão
O Pinhão, entreposto do Vinho do Porto, é um verdadeiro tesouro localizado entre o rio Douro e o rio Pinhão. Para além de uma praia fluvial com esplanadas e de um hotel de luxo em frente ao rio (o Vintage House Hotel), aqui poderá encontrar uma das estações ferroviárias mais bonitas de Portugal.
O caminho-de-ferro, que chegou ao local em 1890, deu origem à construção do edifício da estação, que é exteriormente forrado de painéis de azulejos, todos com motivos vitivinícolas. Estes azulejos, que primam pelo pormenor e pelo detalhe de serem pintados à mão, ilustram paisagens de uma região vinhateira única no mundo e os costumes tradicionais do Douro.
São, no total, 24 admiráveis painéis de azulejos, desenhados em 1937 pelo pintor J. Oliveira e produzidos na fábrica Aleluia de Aveiro, que constituem, hoje, um rico mostruário etnográfico que perpassa toda a temática do vinho.
Os painéis estendem-se a toda a volta do edifício e retratam cenas típicas, desde o transporte das pipas nos míticos barcos rabelo até às diversas fases da vindima. Poderá apreciar os trabalhadores agrícolas vestidos com trajes antigos feitos de palha para os proteger do frio e da chuva, os carros de bois carregando as pipas de Vinho do Porto, os barcos rabelos a fazerem a longa e complexa viagem até ao Porto.
Há ainda imagens curiosas por retratar paisagens já desaparecidas, como é o caso do Cachão da Valeira antes da construção da barragem homónima, ou da antiga Ponte da Ferradosa sobre o rio Douro. Os painéis de azulejos foram, entretanto, restaurados e permanecem perfeitos. Para além disso, nesta estação foi aberta ao público uma loja de vinhos e um núcleo museológico que expõe alguns dos artefactos utilizados na vida do campo dos “Homens” durienses.
Atrações Imperdíveis no Pinhão
A pequena vila do Pinhão tem imensos pontos de interesse. Os extensos anfiteatros vinhateiros, o casario que desce em cascata, a ponte metálica, a bucólica foz do rio Pinhão e os maravilhosos azulejos da estação, tudo se conjuga para conferir uma singular beleza a este simpático povoado.
Quintas Vinícolas
Esta freguesia do concelho de Alijó, criada em 1933, é considerada o centro geográfico da Região Demarcada do Douro, onde se produz o tão famoso Vinho do Porto. Muitas das principais companhias produtoras e exportadoras do Vinho do Porto radicaram aqui as suas instalações fabris e armazéns e possuem Quintas ao redor desta localidade.
Convidamo-lo, assim, a visitar algumas Quintas Vinícolas produtoras do delicioso Vinho do Porto, onde poderá conhecer os processos tradicionais da sua produção, a sua História e terminar em beleza com a degustação deste único e delicioso néctar que até os Deuses adoravam.
Belezas Naturais
Pare, também, para apreciar a magnífica paisagem envolvente. O Pinhão situa-se na confluência do rio Douro com o rio Pinhão, cenário único que a tornam numa das mais belas vilas de Portugal. Aqui poderá contemplar os socalcos meticulosamente organizados por entre montes e vales. São, por vezes, inclinações tão abruptas que desafiam as leis da gravidade, mas que se integram harmoniosamente com a natureza.
Pontes do Pinhão
Ao nível das construções humanas, destaca-se a Ponte sobre o rio Pinhão, com três arcos, e a Ponte Metálica sobre o rio Douro. As margens destes dois rios começaram a produzir um vinho fino de superior qualidade pelo menos desde 1678, vinho esse que que já tinha o nome de Vinho do Porto e que era transportado nos tradicionais barcos rabelos.
Este intenso tráfego levou à construção da ponte de ferro sobre o rio Pinhão, ainda no ano de 1700. Em 1906, foi aberta ao trânsito automóvel uma ponte metálica sobre o rio Douro, projetada por Gustave Eiffel. Esta notável ponte permite um enquadramento perfeito entre o cenário natural e o patrimônio arquitetônico da bucólica vila do Pinhão.
Comércio Local e Artesanato
Numa visita à vila, não deixe de apreciar estes monumentos e de visitar as pequenas lojas, onde poderá encontrar as mais variadas peças de artesanato, como: miniaturas de Barcos Rabelo, latoaria típica, mantas, colchas, rendas, bordados, cestos, chapéus e pipas.
Gastronomia Típica
No plano gastronómico, delicie-se com o cozido à portuguesa, o cabrito assado no forno, o bolo borrachão, as compotas e o mel, nos restaurantes locais.
E se tiver a oportunidade, depois deste magnífico passeio pelo Pinhão, faça a viagem de comboio pela linha do Douro até ao Pocinho, uma localidade geograficamente próxima e com paisagens arrebatadoras. De barco, de comboio ou de carro, todos os caminhos são válidos para conhecer o Douro em todo o seu esplendor. Não deixe de fazer a sua reserva. O Douro espera por si!