A Incrível Linha do Douro e os seus Tesouros Escondidos

A Incrível Linha do Douro e os seus Tesouros Escondidos

A Região

2024-02-08

Descubra os segredos da deslumbrante linha do Douro. Aprenda mais sobre a sua riqueza cultural e natural, aliada a uma tradição e história centenária.

Conheça estações pitorescas, vistas deslumbrantes e a história da incomparável linha do Douro

 

A linha do Douro é uma das mais belas e incríveis linhas ferroviárias que existem em Portugal. Com um percurso quase sempre efetuado à beira-rio, e pelo meio de emblemáticas vinhas em socalcos e impressionantes montes, o comboio confere ao Vale do Douro uma magnitude e aura enigmáticas. Aventure-se connosco numa viagem pela linha do Douro e surpreenda-se com os seus lugares escondidos e magníficos. Já tem bilhete consigo?

 


Onde começa e termina a linha do Douro?

 

Considerada uma das mais belas linhas ferroviárias de Portugal, a linha do Douro liga o Porto ao Pocinho, numa extensão de cerca de 203 Kms, atravessando todo o Vale do Douro e sendo, grande parte do percurso, efetuado à beira-rio. A ferrovia começou a ser construída em 1875 e foi inaugurada em dezembro de 1887 (na altura até Barca d’Alva).

 

A ligação internacional foi encerrada no primeiro dia do ano de 1985 e o lanço entre Pocinho e Barca D’Alva fechou em 18 de outubro de 1988. A linha do Douro foi o ponto de origem dos quatro caminhos de ferro de via métrica na região de Trás-os-Montes: a Linha do Tâmega, de Livração a Baúlhe, a Linha do Corgo, da Régua a Chaves, a Linha do Tua, de Foz Tua a Bragança, e a Linha do Sabor, do Pocinho a Miranda do Douro.

 

A Linha do Douro é uma das mais belas linhas ferroviárias de Portugal

 

Hoje, a linha do Douro alia todos estes anos de História à contemporaneidade que dá vida às vinhas do Douro, cada vez mais populares pelo tão delicioso Vinho do Porto que produzem.
 


O que visitar na linha do Douro?

 

Existe uma grande variedade de destinos interessantes e pontos turísticos para visitar ao longo da linha do Douro. Se começar a sua viagem no Porto, conhecerá uma arquitetura histórica e ruas charmosas que desvendam histórias à margem do Rio Douro, onde pode também encontrar as famosas Caves do Vinho do Porto.

 

A cidade do Peso da Régua é um centro importante na região do Douro, conhecida como a capital do vinho do Porto. Aqui, os visitantes podem aprender mais sobre a produção de vinho, visitar quintas históricas e desfrutar de passeios de barco no rio.

 

A vila do Pinhão também é um destino encantador. Especialmente conhecido pela sua estação de comboio decorada com azulejos tradicionais portugueses, este local tem muito a oferecer aos seus visitantes.

 

Para além dos principais destinos, existem várias outras pequenas aldeias, quintas vinícolas e atrações naturais ao longo da linha do Douro, proporcionando uma experiência completa aos visitantes interessados na cultura, história e paisagens desta região única de Portugal. Ao longo de toda a rota, podem ser encontrados vários miradouros de onde se apreciam as deslumbrantes paisagens do vale do Douro, com as suas encostas cobertas de vinhas.

 

Mas uma atividade que não pode mesmo perder é a viagem de comboio, uma experiência incrível e uma das formas mais populares de explorar a região do Douro. Proporcionando vistas espetaculares das paisagens vinícolas, das encostas íngremes e dos vinhedos em socalcos que caracterizam a área, a viagem na linha do Douro é uma maneira confortável e conveniente de se locomover pela região. 

 

O comboio histórico, então, é uma atração turística única! Realiza-se durante os meses de verão e efetua um percurso extraordinário, aliado a uma viagem de cruzeiro espetacular. Os comboios são equipados com janelas amplas para que os passageiros desfrutem das vistas panorâmicas durante a viagem.

 

 

Os Impressionantes Túneis da linha do Douro

 

No seu percurso, a linha do Douro tem 23 túneis. Os túneis são uma característica comum ao longo da linha do Douro devido à topografia da região. Alguns troços da ferrovia têm de atravessar áreas montanhosas e rochosas, exigindo a sua construção para viabilizar a passagem do comboio. Estes túneis adicionam um toque especial às viagens, proporcionando aos passageiros uma experiência encantadora. Vamos dar-lhe a conhecer os mais famosos.

 

Túnel de Caíde

Um dos mais populares é o túnel de Caíde, que surge no troço Caíde – Marco de Canavezes, no seio do Douro Litoral. O túnel parece agigantar os mistérios da Serra do Marão que recuam a tempos pré-históricos.

Ultrapassado o túnel e chegando a Marco de Canavezes, a vista vai prender-se à paisagem deslumbrante, que em tempos encantou romanos, e onde param muitas embarcações turísticas do Douro, como alguns dos nossos cruzeiros.

 

Túnel da Ferradosa

Este túnel está situado nas proximidades da estação da Ferradosa e é um dos mais longos da linha do Douro. Atravessa uma área de grande beleza natural, proporcionando aos passageiros uma experiência memorável durante a viagem de comboio.

 

Túnel do Tua

Este, por sua vez, atravessa a região próxima à estação de Tua e é conhecido não apenas pela sua extensão, mas também pela sua importância histórica e beleza das paisagens ao redor. O Túnel do Tua tem cerca de 1.087 metros de comprimento e é um dos túneis mais longos da linha do Douro.

 

Comboio linha do Douro: Túnel do Tua

 

As Pontes Mais Icónicas da linha do Douro

 

Ao longo da linha do Douro também existem 35 pontes. Elas permitem a travessia do Rio Douro e seus afluentes, bem como a passagem sobre vales e ravinas. Algumas dessas pontes são notáveis pela sua arquitetura, idade ou importância histórica.

 

Ponte Ferroviária do Rio Corgo

Esta ponte permite avistar toda a imensidão e envolvência das vinhas do Douro, rendilhadas por alguns pequenos rios e ribeiros, além de antigas casas senhoriais das Quintas do Douro, tendo ao longe, no horizonte, a Serra do Marão. A ponte atravessa o rio Corgo no Concelho de Peso da Régua, num total de 156 metros.

 

Ponte Ferroviária da Ferradosa 

Já a ponte ferroviária de Ferradosa refere-se a duas infraestruturas ferroviárias da linha do Douro, cruzando o Rio Douro junto à localidade de Ferradosa, no Concelho de São João da Pesqueira, em Portugal. A primeira ponte entrou ao serviço em 1887, tendo sido substituída por uma ponte nova em 1980, devido à construção da Barragem da Valeira. São 375 metros de extensão, onde se pode entregar completamente ao dolce fare niente que a viagem encerra em si.

 

Ponte do Pinhão

Localizada perto da estação do Pinhão, esta ponte é reconhecida pela sua beleza e localização pitoresca. Ela oferece vistas deslumbrantes das vinhas em socalcos que caracterizam a região do Douro, bem como da vila do Pinhão.

 

Linha do Douro horarios: os comboios passam pelas pontes várias vezes durante o dia

 

Quais são as linha do Douro estações e apeadeiros?

 

Fazer a linha do Douro significa cruzar, a um ritmo muito peculiar, uma série de belas pontes e estações encantadoras. A vista também fará todo o passeio valer a pena, já que vai ter a oportunidade de testemunhar a beleza de lugares de tirar o fôlego.

 

São várias as estações e apeadeiros onde pode descer para descansar, conhecer a zona ou ficar para explorar. Marco de Canaveses, Ermida, Caldas de Moledo, Régua, Ferrão, Pinhão, Tua, Ferradosa ou Pocinho são algumas delas, mas existem muitas mais! Aconselhamos sempre que consulte a linha do Douro mapa. Existem vários guias e paragens identificadas, para que se possa orientar na sua viagem.

 

Quanto a estações míticas, a que mais se destaca é a estação ferroviária do Pinhão. Curioso é verificar que esta que é uma das paragens mais associada ao passado, foi, outrora, pioneira na rede elétrica e iluminação pública, sendo a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente e água canalizada. 

 

Esta magnífica estação está ornamentada com azulejos datados de 1937, sendo dos mais belos de Portugal, constituindo 24 painéis com motivos vitivinícolas, documentando a labuta dos trabalhos durienses que hoje já se executam de acordo com os métodos aqui representados. A ponte metálica ferroviária sobre o rio Pinhão dá-lhe a famosa paisagem em socalcos das vinhas durienses que tanto quererá ver nesta viagem.

 

A Estação do Pinhão é uma das Estações Ferroviárias históricas mais bonitas em Portugal

 

E, já agora, para conseguir apreciar esta magnífica Estação e passear pela linha do Douro à beira-rio, embarque no nosso cruzeiro entre Régua e Pinhão, que o levará até ao coração do Douro!


 

Onde apanhar o comboio linha do Douro?

 

De facto, pode apanhar em qualquer uma das estações ou apeadeiros da linha do Douro comboio ao longo do percurso, dependendo de onde está e para onde deseja ir.

 

Se está no Porto, as principais estações de partida são São Bento e Campanhã. Aconselhamos a que visite o website dos Comboios de Portugal - CP linha do Douro preços para saber mais detalhes sobre cada percurso.

 

Recomenda-se vivamente a compra de bilhetes com antecedência, especialmente durante a época alta. Além disso, verifique se há descontos especiais disponíveis, como bilhetes combinados ou promoções sazonais.

 

Verifique também os horários dos comboios antes de planear a sua viagem. É sempre bom ter uma ideia clara de quando os comboios partem e chegam às estações ao longo da linha do Douro. Se quiser fazer ligações entre diferentes troços da viagem ou explorar a região numa viagem de um dia, verifique cuidadosamente a linha do douro horários para garantir que tem tempo suficiente para desfrutar de cada paragem e apanhar o comboio seguinte.


 

Por onde passa a linha do Douro?

 

Existem vários recursos online e aplicações para o ajudar a planear e acompanhar a sua viagem na linha do Douro. Recomendamos a utilização de mapas detalhados da região, como o mapa oficial dos comboios ou aplicações de transportes públicos, que fornecem informações atualizadas sobre horários e paragens.

 

A página dos Comboios de Portugal - CP linha do Douro - também ajuda bastante a encontrar os horários pretendidos para cada estação e apeadeiro. Os horários do Comboio Histórico no Douro também poderão ser de interesse, caso pretenda fazer essa magnífica viagem.

 

O Google Maps é sempre um excelente recurso pois mantém as informações atualizadas. Mas existem muitos mais recursos que pode utilizar para saber por onde passa a linha do Douro e quais são os seus horários.

 

Consulte todos os CP horários linha do Douro para poder planear a sua viagem

 

Prepare-se para explorar a linha do Douro

 

A linha do Douro é uma viagem através da história, cultura e paisagens deslumbrantes que refletem a riqueza natural e cultural da região do Douro. É uma experiência que desperta os sentidos, inspira a contemplação e deixa uma marca na alma daqueles que têm o privilégio de percorrê-la.

 

Não deixe de viajar de comboio nesta incrível rota e aproveite a oportunidade para realizar um cruzeiro no Rio Douro já que está pela região. Não faltam opções no nosso catálogo e, sem dúvida, vai adorar!

 

Ana Costa

Publicado por:

Ana Costa

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui