Cais da Régua: um passeio pela essência do Douro

Cais da Régua: um passeio pela essência do Douro

A Região

2024-02-16

Cais da Régua: um passeio pela essência do Douro
O Cais da Régua é um ponto central para poder explorar a região do Douro graças à sua localização e importância histórica. Não perca a oportunidade de conhecer este local de onde, diariamente, partem dezenas de barcos!

Descubra a importância histórica do Cais da Régua, um local de referência para explorar as maravilhas do Douro

 

Localizado na região vinícola do Douro, o Cais da Régua é um ponto de partida perfeito para descobrir a beleza das paisagens do Vale do Douro, bem como as suas famosas adegas e encantadoras aldeias ribeirinhas. 

 

Neste artigo, conheça a história deste icónico cais, saiba mais sobre a sua localização estratégica e descubra algumas das atrações imperdíveis a visitar nas proximidades. Esperamos inspirá-lo a planear a sua visita e a explorar os cruzeiros que de lá chegam ou partem.

 

 

Qual é a história do Cais da Régua?

 

Construído no século XVIII para facilitar o embarque e desembarque do vinho do Porto, o cais da Régua tem uma história rica e fascinante. Durante séculos, os barcos partiram deste cais transportando mercadorias e passageiros ao longo das águas serenas do rio. 

 

Originalmente estabelecido como um importante centro de transporte fluvial, o cais desempenhou um papel fundamental no comércio do vinho do Porto e foi responsável pelo transporte das colheitas da região. Os barcos rabelos transportavam o vinho do Porto desde as quintas do Douro até ao Porto, onde era armazenado e exportado para todo o mundo.

 

Ao longo dos anos, o Cais da Regua Portugal sofreu várias transformações e melhorias para responder às crescentes exigências do turismo e da indústria vinícola. Atualmente, oferece uma infraestrutura moderna com instalações de embarque e desembarque confortáveis, proporcionando uma agradável experiência aos visitantes que desejam explorar o rio Douro de barco.

 

Adicionalmente, este cais tornou-se um ponto de chegada e partida para emocionantes cruzeiros no Douro, onde os turistas podem desfrutar de vistas deslumbrantes de vinhas em socalcos, pontes emblemáticas e paisagens naturais impressionantes.

 

 

Onde fica o Cais da Régua?

 

O Cais da Régua está situado na margem direita do Rio Douro, na cidade de Peso da Régua, Portugal, com as seguintes coordenadas GPS: 41.147222, -7.465833.

 

Este cais está estrategicamente localizado na região do Douro vinhateiro, de fácil acesso para os turistas que desejam explorar as maravilhas desta região encantadora. Rodeado por colinas verdes cobertas de vinhas e com o rio Douro a serpentear à sua volta, o cais oferece uma atmosfera única e encantadora aos seus visitantes.

 

Mesmo ao lado, poderá encontrar a Ecopista Ribeirinha - Cais da Junqueira Regua, um local de relaxamento no cais Peso da Regua.

 

Ecopista Ribeirinha - Cais da Junqueira Regua

 

O que visitar no Peso da Régua?

 

O Peso da Régua é a cidade que acolhe o Cais da Régua, no coração da região vinícola do Douro. A cidade é um importante centro turístico, com uma variedade de atrações para oferecer aos visitantes nas proximidades do seu cais.

 

Recomendamos que explore as famosas adegas da região e prove alguns dos melhores vinhos do Porto aí produzidos. Em diversas quintas, os visitantes podem fazer tours pelos espaços, aprender sobre o processo de produção do vinho e também degustar alguns produtos regionais.

 

O Peso da Régua é um ótimo lugar para experimentar a gastronomia portuguesa. A cidade tem uma variedade de restaurantes que servem pratos tradicionais portugueses, como bacalhau à brás, cozido à portuguesa e francesinha.

 

Por último, não deixe de visitar as encantadoras vilas ribeirinhas, como o Pinhão, que encantam pela sua arquitetura tradicional, gastronomia regional e hospitalidade. Uma ótima maneira de visitar este local é realizando um cruzeiro no rio, com embarque no cais Peso da Regua. Uma experiência imperdível!

 

 

Como visitar o Cais da Régua?


Existem várias opções de transporte para chegar ao Vale do Douro, consoante a sua preferência e localização. Pode optar por fazer uma viagem de comboio, desfrutando de belas vistas panorâmicas sobre o vale do Douro, ou chegar de autocarro pelas estradas que atravessam a região. Alugar um carro também é uma ótima opção, pois proporcionar-lhe-á a flexibilidade de explorar a área circundante.

 

Mas uma das melhores formas de desfrutar de uma visita ao Cais da Regua é embarcar num emocionante cruzeiro pelo rio Douro. Durante o cruzeiro, terá a oportunidade de apreciar a beleza intacta do Douro e de conhecer a história e a cultura da região através das fascinantes narrativas dos guias turísticos.

 

 

Que cruzeiros pode realizar com partida do Porto?

 

Se está na cidade do Porto e pretende realizar uma visita ao Cais da Régua, a forma mais confortável e divertida é realizar um cruzeiro de um dia até ao Peso da Régua. Estes cruzeiros partem da cidade invicta pela manhã e regressam ao fim do dia. Podem ter incluído pequeno-almoço, almoço e até uma visita a uma cave do Vinho do Porto com degustação, como é o caso do nosso Cruzeiro Porto - Régua - Porto (com visita).

 

Se tiver mais tempo disponível, pode fazer um cruzeiro de vários dias ao longo do Douro. Estes cruzeiros permitem-lhe relaxar e apreciar a paisagem enquanto navega ao longo do rio. 

 

De entre todas as opções existentes, pode também realizar cruzeiros em navio hotel, por exemplo, com pernoita na Régua. Uma experiência, sem dúvida, muito requintada e sofisticada. 

 

Ponte D Luiz I e navio hotel no Porto

 

 

Que cruzeiros pode realizar com partida da Régua?

 

Existem várias opções de cruzeiros que têm início no cais de embarque Peso da Regua. Com partida e regresso, no mesmo dia, poderá embarcar em cruzeiros com os seguintes destinos: Pinhão, Porto, Pocinho ou Barca d’Alva.

 

Para aqueles que adoram experiências gastronómicas a bordo, o nosso cruzeiro com almoço incluído é a melhor opção. Existem vários horários de embarque, dependendo da sua disponibilidade. Uma das opções inclui também tempo livre na vila do Pinhão, para melhor poder explorar esta vila.

 

À semelhança das partidas do Porto, também poderá realizar experiências no Douro ou cruzeiros mais longos, de dois dias, por exemplo, como é o caso do nosso cruzeiro que passa por Barca d’Alva e Pinhão, regressando ao cais da Régua.

 

Ao planear a sua visita ao cais da Regua Portugal, recomendamos que verifique os horários de partida dos barcos no cais de embarque Peso da Regua e que planeie a sua chegada com antecedência para garantir um lugar a bordo. 

 

E não se esqueça de experimentar os famosos e tradicionais “Rebuçados da Régua”. Estes podem ser encontrados em lojas de doces e souvenirs (ou até mesmo no próprio cais), uma lembrança popular para os visitantes da região do Douro e uma ótima forma de adoçar o seu dia no Vale do Douro.

 

 

Já está pronto para visitar o Cais da Régua Portugal

 

Para os amantes dos cruzeiros fluviais e da beleza natural do Douro, o Cais da Régua é um destino imperdível. Agora que já conhece a sua história e localização, já sabe que este cais oferece uma experiência única a todos os visitantes.

 

Suba a bordo de um dos cruzeiros disponíveis, maravilhe-se com as paisagens deslumbrantes da região e descubra o que faz do Cais da Regua um destino tão especial no coração do Douro. Planeie a sua visita, mergulhe na história e admire o rio que nos presenteia com a sua beleza natural. Visite já!

 

 

Ana Costa

Publicado por:

Ana Costa

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui