Festa de São João 2016

Dicas e Sugestões

2016-03-28

festa-sao-joao-2016
Quem vive no Porto não esquece: junho é o mês do São João, o santo mais venerado da cidade, a noite mais longa do ano. Ninguém fica indiferente a esta festividade – que é, aliás, uma das mais aclamadas do país – e, anualmente, turistas portugueses e estrangeiros rumam à Invicta e juntam-se à festa. Conheça um pouco melhor a festa de São João no Porto e descubra qual o melhor programa para 2016!

A verdadeira festa de São João é no Porto! Já é assim – dizem – desde o século XIV. Esta é uma festa que junta milhares e milhares de pessoas pelas ruas e ruelas animadas da cidade. Se “tradição” é palavra de ordem, “diversão” é o tema principal desta que é considerada a festividade primordial da cidade.

 

 

A festa de São João, considerada a maior noite do ano, é uma das maiores celebrações do país!

 

 

No entanto, é importante lembrar que (incrivelmente) o São João não é o santo padroeiro do Porto. Nossa Senhora da Vandoma é quem, oficialmente, abençoa a Invicta, mas a tradição do São João já está tão enraizada que poucos devem saber este detalhe histórico. 

 

E, de facto, os portuenses comemoram o nascimento de São João Batista, sendo o dia 24 de junho feriado municipal. A noite de São João é conhecida como a “noite mais longa do ano” e não é difícil perceber porquê: a animação começa no final da tarde do dia 23 e prolonga-se até ao nascer do sol do dia seguinte.

 

Nessa noite, cada rua ganha uma alma diferente. Uma alma viva, autêntica, única. O aroma dos manjericos inunda cada recanto e o cheiro das sardinhas e pimentos assados abrem o apetite. À mistura com o barulho dos coloridos martelinhos que animam, ainda mais, a festa. 

 

 

Esta é uma festa repleta de tradições que divertem até de manhã

 

 

Outra tradição é o lançamento dos bonitos balões de São João. Se nesta noite olhar para céu, verá a cidade ainda mais iluminada, com os balões a voar em direção às estrelas. A cada passo, conseguirá ver grupos de pessoas a tentar lançar balões (alguns mais bem-sucedidos que outros) e a diversão é total.

 

Para além disso, há bailes em cada esquina, concertos gratuitos em cafés, esplanadas e largos e, com o aproximar da meia-noite, as margens do belíssimo Rio Douro enchem-se para dar início a um dos mais incríveis espetáculos de fogo de artifício em Portugal. Um espetáculo de pirotecnia único, lançado a partir do Rio Douro e da Ponte Luís I.

 

 

O fogo de artifício sob o Rio Douro é um dos mais aguardados espectáculos de pirotecnia do país!

 

 

Por isso mesmo, o melhor local para assistir ao fogo de artifício é em pleno Rio Douro. Embarque num dos nossos barcos e divirta-se na noite de São João!

 

Poderá optar pelos nossos programas que, para além de um local fabuloso para assistir ao fogo de artifício, incluem jantar a bordo, muita música, dança e animação. Neste caso, poderá escolher entre os seguintes cruzeiros: São João VintageSão João TawnySão João Ruby (preços a partir de 75€, por pessoa).

Para quem prefere jantar noutro local e assistir ao fogo de artifício no rio, também temos uma boa solução: os nossos minicruzeiros de 3 horas São João Majestic ou São João Brilliant (preços a partir de 25€, por pessoa).

 

Assista ao fogo de artifício no melhor lugar do Porto: num cruzeiro em pleno Rio Douro!

 

E em suma, deixamos-lhe as principais dicas para experienciar a melhor e mais genuína festa de São João em 2016:

 

- Compre um martelinho de São João e um balão;

 

- Junte os amigos e/ou família para um jantar típico de sardinhas assadas com pimentos (carnes assadas no carvão também podem ser uma opção, mas só para quem não gostar de sardinhas);

 

- Assista ao fogo de artifício a partir de um barco;

 

- Após a 01h00, aventure-se pelos principais bairros da cidade e participe nos bailaricos e concertos: Miragaia, Fontaínhas, Nevogilde, Massarelo, etc;

 

- Experimente comer uma fartura e lançar o balão de São João;

 

- Faça o tradicional passeio pela marginal do Rio Douro até à Foz;

 

- (E para os mais resistentes) esperar pelo nascer do sol nas praias de Matosinhos.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui