Como é viajar de Comboio Histórico no Douro?

Como é viajar de Comboio Histórico no Douro?

Dicas e Sugestões

2023-02-22

Como é viajar de Comboio Histórico no Douro
A região do Douro, norte de Portugal, é emblemática pelas suas paisagens únicas e magníficas. Se procura conhecer o território de uma forma diferente e inesquecível, tem mesmo de experimentar o Comboio Histórico no Douro!

Ao longo do percurso, que se desenrola junto às margens do rio, terá oportunidade de desfrutar das incríveis vistas, caracterizadas por socalcos e vinhas, associados à produção de vinho na região. Terá, também, a possibilidade de observar pequenas quintas e povoações, numa perfeita comunhão entre o Homem e a Natureza.

 

Como é a Linha Ferroviária do Comboio Histórico do Douro?

A construção da Linha Ferroviária do Comboio Histórico do Douro iniciou-se no final do século XIX. Ao longo dos anos, procurou-se estender esta linha pela região norte de Portugal e desenvolveram-se, inclusive, ligações ferroviárias com Espanha.

 

Atualmente, a Linha do Douro é gerida pela empresa CP - Comboios de Portugal e conta com uma extensão de 172 km. Realiza paragens em 32 estações e apeadeiros, num percurso que se desenrola maioritariamente à beira-rio.

 

Linha do Comboio histórico no Douro

 

A Rota do Comboio Histórico no Douro

O Comboio Histórico, uma locomotiva a vapor que data de 1925, inicia o ser percurso na estação da Régua.

 

Rumo à vila de Pinhão, passa pela barragem de Bagaúste e segue ao longo da margem direita do rio, cruzando a estação de Covelinhas. Ao chegar a Pinhão, é possível visualizar 24 painéis de azulejos, que caracterizam as gentes e os costumes da terra. Dada a sua riqueza artística, a estação é conhecida como a mais bonita da Linha do Douro.

 

Partindo em direção ao Tua, a locomotiva atravessa o Douro Vinhateiro e, ao aproximar-se do rio Tua, o panorama torna-se mais rochoso e acentuado. Antes de chegar ao destino, passa pela emblemática ponte metálica, momento muito aclamado durante a viagem. Nesta última paragem, poderá apreciar a beleza do rio Douro e do cenário envolvente, até ser hora de regressar à Régua.

 

Como é a viagem de Comboio Histórico?

A viagem de Comboio Histórico, que decorre durante os meses de verão, está repleta de momentos incríveis de conexão com a envolvência natural e, simultaneamente, de contacto com a arte representativa das vivências locais. A bordo da locomotiva, composta por 5 carruagens construídas em madeira com capacidade para 250 pessoas, irá percorrer 36 km, numa velocidade média de 50 km/h. A viagem permitirá que coloque à prova os seus sentidos na descoberta da área circundante, num ambiente de charme, conforto e tipicidade.

 

Este percurso é reconhecido internacionalmente pela sua beleza e autenticidade, pela UIC – União Internacional dos Caminhos-de ferro.

 

Um passeio recheado de sabores

 

Pontos de Interesse ao Longo do Passeio

A experiência a bordo do Comboio Histórico no Douro é muito mais do que uma simples viagem. A bordo da locomotiva, tem a possibilidade de conhecer o Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património da Humanidade, pela Unesco, desde 2001, pela riqueza da sua paisagem cultural. Ao longo do passeio, que atravessa locais emblemáticos da região, sentir-se-á numa viagem ao passado, onde poderá aprender sobre a cultura e a história do Douro.

 

Durante o percurso, terá oportunidade de assistir a um momento musical proporcionado por um grupo local. Além disso, poderá ainda degustar a característica Bôla e o tradicional Vinho do Porto.

 

Cruzeiro + Comboio Histórico no Douro

Se procura usufruir do melhor que o território tem para oferecer, conheça os nossos programas que incluem viagem de cruzeiro e percurso de Comboio Histórico.

 

O programa Cruzeiro Régua - Pinhão e Comboio Histórico, de curta duração, contempla almoço no cruzeiro e viagem de comboio. Já o Cruzeiro Porto - Régua e Comboio Histórico é indicado para quem pretende uma aventura de um dia, com pequeno-almoço e almoço sobre as águas do rio e viagem de locomotiva.

 

Para os curiosos que querem conhecer a região a fundo, o programa 3 Dias: Comboio Histórico D'ouro inclui refeições e, ainda, alojamento e visitas a pontos emblemáticos, que farão com que se apaixone pelo Douro!

 

Almoço no Douro com Cruzeiro e Comboio

 

Conclusão

O Douro combina, de forma sublime, história, cultura e tradição, numa envolvente mágica e harmoniosa, que convida a relaxar e a desfrutar da tranquilidade da região.

 

Uma das principais atrações da zona é o Comboio Histórico, que percorre vários pontos de interesse, numa viagem emblemática e destinada a todos os públicos.

 

Conheça agora os nossos programas de Cruzeiro com Comboio Histórico e não perca oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível no Douro!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui