Vila Nova de Gaia: os encantos da outra margem!

A Região

2020-06-04

Nenhuma visita ao Porto ficaria completa sem se atravessar para a outra margem e conhecer Vila Nova de Gaia. Afinal, é do outro lado do rio Douro que se encontra uma das melhores vistas sobre a cidade Invicta. Mas Gaia é muito mais que um miradouro! Terra de contrastes, Gaia é burguesa e piscatória, é rural e moderna, tem aromas de rio e de mar e guarda nas suas Caves o precioso néctar: o Vinho do Porto. Parta à descoberta desta magnífica cidade!

Na margem contrária à cidade do Porto, ergue-se Vila Nova de Gaia, esplêndido anfiteatro também ele debruçado sobre o rio Douro.  A história da cidade tem origem Celta, passando depois pelo período Romano que desenvolveu os povoados de Portus e Cale, de cada um dos lados do rio Douro, nomes que posteriormente se uniram para dar origem a Portucale.

 

Mas desengane-se quem pensa que Vila Nova de Gaia é um mero complemento ou subúrbio do Porto. Nas últimas décadas, a cidade modernizou-se, realizou uma série de obras de requalificação de sucesso e adquiriu uma identidade muito própria. Bem servida pela rede viária, pelo metro e pelo comboio, Gaia tem a vantagem de estar a poucos minutos de uma grande cidade como o Porto (a norte) e de uma praia animada como Espinho (a sul). Por outro lado, com a construção do El Corte Inglês e de importantes centros comerciais (do lado da Arrábida, por exemplo), a cidade conquistou um lote de serviços e uma vocação comercial sem paralelo nesta área metropolitana. Numa outra vertente, a da frente costeira, houve um importante trabalho de recuperação das praias entre o Cabedelo e São Félix da Marinha, com a construção de uma ciclovia atlântica que se tornou num dos ex-libris do concelho: um percurso pedonal, num exercício saudável e agradável, sempre com a companhia do mar. Vila Nova de Gaia apresenta uma costa atlântica extensa, com cerca de 15km, ao longo dos quais se observam praias com uma riqueza natural muito própria e com o maior número de bandeiras azuis a nível nacional.

 

A beleza natural, os testemunhos históricos, a riqueza etnográfica e a diversidade gastronómica são alguns dos motivos que fazem desta cidade um ponto de visita obrigatório no Norte do país. Para além disso, já diz o ditado, a melhor vista sobre o Porto está em Gaia e é aí que se encontram um dos maiores tesouros de Portugal: o Vinho do Porto, que a cidade traz tão bem guardado nas famosas Caves. 

 

Eis alguns dos pontos imperdíveis da cidade:

 

 

Caves do Vinho do Porto

As Caves do Vinho do Porto, abertas ao público, oferecem um ambiente inesquecível e uma maravilhosa – e obrigatória – viagem pela arte e pelos sabores que envolvem um dos maiores embaixadores de Portugal: o Vinho do Porto! Apesar de ter tomado o nome da cidade Invicta, é nos entrepostos de Vila Nova de Gaia que este vinho amadurece e é armazenado durante anos. São várias as companhias que exportam o Vinho do Porto e podem ser encontradas ao longo da margem ribeirinha de Gaia. Podemos destacar, por exemplo, as Caves Calem, Sandeman, Ramos Pinto, Ferreira ou Taylor’s, entre outras. Algumas caves oferecem também a oportunidade almoçar ou jantar nas suas instalações, com esplêndida vista sobre o Porto e o rio Douro. É o caso, por exemplo, do Restaurante Barão de Fladgate, instalado numa das salas das Caves Taylor’s, que se distingue pelo ambiente sofisticado, pela cozinha elaborada e pelo serviço cuidado.

 

 

Reserve já o Cruzeiro das Pontes no Douro com espetáculo de Fado e realize uma visita guiada às Caves de Gaia, seguida de uma doce prova de Vinhos, enquanto assiste a um inspirador espetáculo de Fado. Descubra a beleza do Douro, embalado por melodiosos Fados portugueses!

 

Cais de Gaia

A margem esquerda do rio Douro transformou-se completamente aquando das obras de requalificação da zona marginal de Vila Nova de Gaia, empreendimento vencedor do prémio Turismo 2006. Surgiu um agradável conjunto de bares, restaurantes e esplanadas de desenho moderno, que se tornou num importante ponto de atração da cidade, tanto de dia como de noite, com uma esplêndida vista panorâmica sobre a Praça da Ribeira, na outra margem, e sobre os lindíssimos barcos rabelos que se atracam neste cais e que fazem parte da história da cidade.

 

 

Especificamente construídos para navegar neste rio e, mais tarde, para transportar as pipas de Vinho do Porto, estas embarcações são exemplares encantadores. Mesas fartas em restaurantes únicos, no Cais de Gaia poderá degustar a deliciosa gastronomia do Norte de Portugal, com destaque para o Bacalhau, o Polvo à Lagareiro, as Tripas à Moda do Porto e a boémia Francesinha! Mas encontrará, também, restaurantes de cozinha internacional.

 

As Pontes sobre o Douro

Se alguma vez ouviu falar que o Porto é a cidade das 06 Pontes é porque, na verdade, existem 6 Pontes que fazem a ligação desta cidade a Vila Nova de Gaia. São elas a Ponte Arrábida (1963), a Ponte D. Luís I (1886), a Ponte do Infante (2003), a Ponte D. Maria II (1877), a Ponte S. João (1991) e a Ponte do Freixo (1995).

 

 

No cais de Gaia, a Ponte com mais destaque e visibilidade é, sem dúvida, a Ponte Luis I, uma obra-prima da arquitetura do ferro e um dos maiores símbolos das cidades de Gaia e Porto. Esta extraordinária Ponte foi realizada mediante o projeto do engenheiro belga Théophile Seyrig, que já tinha colaborado anteriormente com Gustave Eiffel na construção da Ponte ferroviária de D. Maria Pia. Como diz a música “A Ponte é uma passagem para a outra margem”. Mas em Vila Nova de Gaia é mais do que isso: a Ponte é a marca da sua paisagem.

 

A melhor forma de contemplar as 06 bonitas Pontes sobre o Douro é a bordo dos tradicionais barcos rabelos que, com partida do Cais de Gaia, fazem um Cruzeiro até à Foz, permitindo apreciar todas estas magníficas obras de engenharia, de épocas distintas, e a incrível paisagem que as rodeia. O Cruzeiro das 6 Pontes tem a duração de 50 minutos e permite apreciar as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia de uma perspetiva completamente diferente, com as Caves do Vinho do Porto, o Mosteiro da Serra do Pilar e a Afurada, do lado de Gaia; a Praça da Ribeira, o edifício da Alfândega e Miragaia, do lado do Porto.

 

Se preferir um Cruzeiro de dia completo em direção à Região Demarcada do Douro, tem saída também do Cais de Gaia o Cruzeiro Porto-Régua-Porto (subida) e Porto-Pinhão-Porto (com visita). Não perca a oportunidade de, através de Vila Nova de Gaia, descobrir a cénica Região do Vale do Douro.

 

Teleférico de Gaia

O Teleférico de Gaia oferece aos seus passageiros uma viagem curta, mas deslumbrante, entre as históricas Caves de Vinho do Porto, na zona histórica de Gaia e o Jardim do Morro, na parte alta da cidade.

 

 

Uma experiência a não perder!

 

Mosteiro da Serra do Pilar

Rica em arquitetura religiosa, a cidade de Vila Nova de Gaia possui um exemplar único no seu género em Portugal: o Mosteiro da Serra do Pilar. Situado no extremo sul da Ponte D. Luís, no topo de uma escarpa granítica, mereceu também da UNESCO a classificação de Património da Humanidade, em 1996. Datado do século XVI, o Convento, já extinto, pertenceu aos monges agostinhos.

 

 

É um extraordinário miradouro sobre a cidade do Porto, daqui se podendo desfrutar de uma majestosa vista sobre o rio Douro e a cidade Invicta.

 

Afurada

Casas coloridas, bom peixe e histórias de gentes do mar são alguns dos motivos para visitar esta típica freguesia de pescadores que nunca desilude quem a visita. Admire a frescura do peixe, frutos e legumes do Mercado da Afurada; aprecie barcos de pesca de madeira em miniatura e a tradição piscatória no Centro Interpretativo do Património da Afurada e, antes de garantir lugar numa das esplanadas ou restaurantes da Douro Marina para apreciar a beleza do pôr-do-sol (diz-se que daqui é um dos melhores do Mundo!), aventure-se num espetacular Cruzeiro em Iate, que daqui têm saída. Será, com toda a certeza, uma experiência inesquecível!

 

Muitos são os pontos de interesse que Vila Nova de Gaia tem para oferecer ao visitante e muitos mais havia para dizer. Embarque num cruzeiro com partida do Cais de Vila Nova de Gaia e sinta de perto a magia desta cidade!

 

 

 

 

 

 

Tânia Nogueira

Publicado por:

Tânia Nogueira

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui