Factos e Mitos sobre as Pontes do Porto | Cruzeiros no Douro

Factos e Mitos sobre as 6 Pontes do Porto

2024-07-04

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As 6 pontes do Porto são uma dos símbolos da cidade que orgulham os portuenses e cativam os turistas.

É um facto que a cidade do Porto tem 6 Pontes. São elas que fazem a ligação com a sua cidade vizinha, Vila Nova de Gaia, que se encontra na outra margem do Rio Douro. Mas conhece-as realmente bem? Enumerando-as: Ponte da Arrábida, Ponte Luis I, Ponte Infante D. Henrique, Ponte Maria Pia, Ponte São João e, por fim, a Ponte do Freixo.  Descubra os factos e mitos em torno de cada uma delas e deixe-se envolver pelas suas histórias e pelas paisagens memoráveis que estas oferecem.

 

1 - O Porto é a única cidade da Europa com 6 Pontes?

 

Na realidade é. No entanto, esta verdade implica outro facto: apesar do Porto ser a cidade da Europa com seis pontes, a cidade que fica na outra margem do rio Douro, Vila Nova de Gaia, merece o mesmo reconhecimento. Posto isto, o Porto e Gaia são, de facto, as duas únicas cidades na Europa com seis pontes.

 

2 - Neste caso, como se explica o facto de apenas o Porto ser conhecido pelas 6 Pontes? 

 

Esta é uma simples questão de matemática e económica. Vila Nova de Gaia pretende, de facto, ser reconhecida pelas “suas” 6 Pontes, mas é o Porto que se responsabiliza pela manutenção e reparação das pontes, sempre que necessárias. A Vila Nova de Gaia associa-se mais rapidamente as Caves de Vinho que armazenam o Vinho do Porto, deixando para o Porto o mérito das Pontes.

 

3 - Ponte da Arrábida: a segunda ponte construída 

 

Foi projetada e construída pelo notável engenheiro civil e professor universitário português, Edgar Cardoso. No contexto das pontes sobre o rio Douro, é a ponte mais próxima do Oceano Atlântico e no ano da sua conclusão, em 1963, foi considerada a ponte com o arco do seu estilo mais longo do Mundo.

 

 

A Ponte da Arrábida tem a assinatura de Edgar Cardoso e foi concluída em 1963.

 

 

4. Ponte Luís I: a lenda e História 

 

Construída como oferenda ao Rei Luis I, foi batizada como Ponte Dom Luis I, em sua honra. Na altura da sua inauguração, em 1886, o rei não compareceu para dignificar e agradecer a obra-prima. Na verdade, este Rei era conhecido por não “abraçar” o poder real e raramente cumprir os seus deveres reais. E como castigo pela sua conduta, a população local rebatizou a Ponte, ficando (apenas) Ponte Luís I.

Esta ponte é um símbolo da cidade do Porto. Totalmente construída em ferro, transmite confiança e grandiosidade. As melhores formas de conhecê-la é através de um Cruzeiro no Douro ou caminhando pelo tabuleiro inferior em direção ao Cais de Vila Nova de Gaia, onde estão concentradas as Caves do famosíssimo Vinho do Porto. Se preferir, pode optar pelo tabuleiro superior, onde conseguirá a melhor vista sobre a cidade, o rio e arredores.

 

Mas descubra mais curiosidades sobre esta ponte…

 

No Porto, as pontes são um símbolo da cidade.

 

Gustave Eiffel, o seu discípulo Seyrig e a Ponte Luís I 

 

Gustave Eiffel, professor e mestre de Seyrig, começou por ser o mentor da Ponte mais emblemática do Porto. As relações profissionais entre ambos estreitaram-se e surgiu a oportunidade de mestre e discípulo trabalharem em conjunto.

Seyrig idolatrava o seu mestre, mas isso não impedia de discordar em ideias e conceitos. Assim, com o passar do tempo, a relação deteriorou-se: Seyrig defendia que a ponte deveria ter essencialmente uma estrutura imperial e Eiffel defendia uma estrutura minimalista.

Desta divergência, o discípulo acabaria por sair vitorioso. Contudo, a Eiffel não lhe agradava o facto de partilhar créditos ou direitos de autor das obras e, por isso, o afastamento foi inevitável. Conclusão: dois génios, uma obra-prima…

 

Sabia que a Ponte Luís I já foi a mais longa do Mundo? 

 

Com 395 metros de comprimento e 8 metros de largura, esta ponte foi distinguida como sendo a ponte com o mais longo arco de ferro do Mundo, ainda no ano da sua inauguração. Hoje em dia este mesmo título pertence a pontes na China.

 

Paira um fantasma sobre a Ponte Luís I….

Próximo dos pilares da atual Ponte Luís I, ainda continuam visíveis alguns vestígios da antiga ponte pênsil ou D. Maria II que ali estava localizada. O período de funcionamento da antiga ponte situa-se entre 1843 e 1887.

 

Quem construiu a ponte D Luís 1?

 

A construção da Ponte Luís I foi ganha pela empresa belga Société de Willebroeck, com projeto do engenheiro Théophile Seyrig, entre vários concorrentes. Gustava Eiffel era sócio de Seyrig e, como referido, mais acima tiveram o seu diferendo. 

 

Seyrig acabou por assinar como o único responsável pela Ponte de D Luís.

 

 

Porque é que a ponte D Luis é conhecida pela Ponte Eiffel Porto?

 

A Ponte de D Luís no Porto é frequentemente associada ao nome "Ponte Eiffel" devido à ligação entre a construção da ponte e Gustave Eiffel, o famoso engenheiro francês que projetou a Torre Eiffel em Paris.

 

A influência de Eiffel e a similaridade estilística entre as duas estruturas metálicas contribuem para essa associação popular. Trata-se mais de uma questão de estilo arquitetónico e de ligação com o Eiffel, do que propriamente uma atribuição direta ao próprio Gustave Eiffel. 

 

Ponte Luís i Porto: para que servia?

 

A ponte Luís I, inaugurada em 1886, foi construída para servir como uma ligação fundamental entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, que são separadas pelo rio Douro. Originalmente, a ponte tinha dois tabuleiros com finalidades distintas:

 

Tabuleiro Superior: destinado ao tráfego ferroviário e pedonal, facilitando a circulação de pessoas e bens entre as duas margens do rio. Este tabuleiro foi posteriormente convertido para uso exclusivo de peões e, mais recentemente, também para o metro do Porto, especificamente a linha D.

 

Tabuleiro Inferior: projetado para o tráfego rodoviário e pedonal, permitindo a passagem de carros, carruagens e pedestres. Este tabuleiro continua a ser utilizado para o trânsito de veículos e pedestres, cumprindo uma função vital no transporte urbano.

 

A construção da Ponte Dom Luís i foi essencial para melhorar as comunicações e o comércio entre o Porto e Vila Nova de Gaia, facilitando o transporte de mercadorias, especialmente o vinho do Porto, que era armazenado e exportado a partir de Gaia. A ponte tornou-se um marco arquitetónico e um símbolo da cidade, destacando-se pela sua estrutura metálica e pelo design arrojado na época.

Ponte D. Luís I é um símbolo do Porto

 

Quantos anos tem a ponte Dom Luís no Porto?

 

Tendo sido inaugurada em 1886, no anos de 2024 a Ponte Luís i tem 138 anos. 

 

Ponte Luís I sofreu uma reabilitação em 2023

 

Entre Abril e Setembro de 2023 o tabuleiro inferior da ponte luís I esteve encerrada, permitindo apenas a passagem de peões. Neste momento podem circular também os velocípedes, transporte público, táxis e veículos de emergência médica. 

 

Esta intervenção teve como objetivo a reabilitação e reforço do respetivo tabuleiro, corrigindo as anomalias, aumentando a capacidade resistente e reduzindo também as respetivas vibrações. 

 

As obras custaram cerca de 4 milhões de euros. 

 

Pode-se atravessar a ponte D Luís?

 

Sim, é possível atravessar a ponte D. Luís I tanto pelo tabuleiro superior quanto pelo tabuleiro inferior:

 

Tabuleiro Superior: pode ser atravessado a pé ou de metro (Linha D do Metro do Porto). Este tabuleiro oferece uma vista panorâmica sobre o rio Douro e a cidade do Porto, sendo uma travessia popular entre pedestres e turistas. Sabia que até 2003 era permitida a passagem de carros particulares no tabuleiro superior?

 

Tabuleiro Inferior: pode ser atravessado a pé ou de bicicleta. Os carros particulares não podem passar. A ponte está aberta ao transporte público, a táxis e veículos de emergência médica. 

 

Se vai visitar o Porto, saiba que ambos os tabuleiros da Ponte Luís i proporcionam diferentes experiências de travessia.

 

 
A Ponte D. Luis i é uma das grandes atrações do Porto

 

Quais são as características da Ponte Luís i?

 

Fique a conhecer as características principais da Ponte Luís i Porto:

 

  • Estrutura Metálica: a ponte é feita de ferro, uma inovação na época de sua construção;

  • Dois Tabuleiros: a ponte possui dois níveis, o tabuleiro superior e o tabuleiro inferior;

  • Comprimento: a ponte tem um comprimento total de 385,25 metros;

  • Arco de Ferro: o arco principal, que suporta a estrutura, é um dos maiores arcos de ferro forjado do mundo, com um vão de 172 metros.

  • Altura: a altura Ponte d Luis é de aproximadamente 44,6 metros acima do nível médio das águas do rio Douro;

 

 

Como conhecer melhor a ponte D. Luis?

 

Para conhecer melhor a Ponte D. Luís I e apreciar a sua majestosa estrutura, uma excelente opção é realizar O Cruzeiro das Pontes no Douro, dos Cruzeiros no Douro. Os cruzeiros oferecem uma perspetiva única e inesquecível da ponte e da paisagem envolvente do Porto e de Vila Nova de Gaia, a bordo de um típico Barco Rabelo.

 

Os preços são atrativos e tem uma duração de 50 minutos. Se realizar a reserva online, obtém um desconto.

 

Faça O Cruzeiro das Pontes no Douro e obtenha uma nova dimensão da arquitetura e da grandiosidade da ponte, complementando a sua passagem a pé e a observação nas margens da cidade. 

 

Que curiosidades existem sobre a Ponte Luís I?

 

Durante a inauguração, em 1886, os portuenses ficaram tão impressionados com a nova estrutura que a apelidaram carinhosamente de "a gaiola". Este apelido surgiu devido à aparência da ponte. Com a sua estrutura metálica intricada e vazada, lembrava uma enorme gaiola de ferro atravessando o rio Douro. O apelido reflete o senso de humor e a criatividade da população local em relação à monumental obra de engenharia que se tornou um símbolo da cidade.

 

Outra curiosidade engraçada é que até 1944 se pagava portagem para circular. O valor era pago por cada um individualmente.

 

5 - Ponte Infante D. Henrique: a ponte mais moderna e elegante 

 

A Ponte Infante D. Henrique foi terminada em 2003, tornando-se a mais recente de todas as pontes do Porto. É a mais elegante no seu estilo, destacando-se como sendo a mais longa ponte de arco com apenas um tabuleiro (superior) em todo o Mundo.

 

 

A Ponte Infante Dom Henrique é a mais recente e mais longa de ponte em arco em todo o Mundo.

 

 

6 - Ponte Maria Pia: mais uma obra de Gustave Eiffel 

 

Por volta de 1877, antes de iniciar a principal obra pela qual ficaria na História (a Torre Eiffel em Paris - França), Gustave Eiffel projetou a última ponte no Porto que teria a sua assinatura, a Ponte Maria Pia. Redefinindo-se como engenheiro e arquiteto, Eiffel apostou na inovação da época, desenvolvendo algo distinto das construções em ferro.

 

 

 

A Ponte Maria Pia foi a última obra de Gustave Eiffel no Porto.

 

 

7 - Ponte de São João: uma homenagem ao santo da cidade 

 

Esta ponte foi projetada (à semelhança da Ponte da Arrábida) por Edgar Cardoso, nos anos 90. O seu nome está diretamente relacionado com o santo popular mais aclamado no Porto, o São João. Atualmente, o seu tabuleiro superior serve a rede de comboios em direção ao sul do país.

A ponte São João de Edgar Cardoso é uma homenagem ao Santo da Cidade.

 

 

8 - Ponte do Freixo: a ponte da periferia 

 

Desfrutando de um passeio de barco com partida do Porto em direção ao interior Duriense, a Ponte do Freixo é a última a ser atravessada. Intitula-se de “ponte da periferia” e foi construída pelo Prof. António Reis e pelo engenheiro Daniel de Sousa. Inaugurada em Setembro de 1995, o seu tabuleiro superior foi aproveitado para ligações rodoviárias.

 

 

A Ponte do Freixo, inagurada em 1995, é igualmente conhecida como a "Ponte da Periferia".

 

  

Elas são 6 Pontes portuenses e símbolos de beleza e História. Descubra-as num belo Cruzeiro pelas Pontes do Douro, ao longo da margem ribeirinha do Rio!

Maria Eduarda

Publicado por:

Maria Eduarda

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