Guia para Conhecer os Vinhos do Porto

2014-12-19

Guia-para-conhecer-vinhos-do-Porto
Os vinhos do Porto são reconhecidos mundialmente. Os verdadeiros amantes do bom vinho já não ignoram o Vale do Douro e, recentemente, esta região conseguiu os primeiros lugares dos mais exigentes concursos internacionais. Mas será que conhece o Vinho do Porto realmente bem? Antes de voltar a saborear um bom vinho do Porto, descubra a diversidade de Vinhos que pode encontrar. Este guia vai ajudá-lo!

Outrora ignorados, os vinhos da Região do Douro têm hoje um lugar cativo no top dos melhores vinhos do mundo. Depois de um ano com várias menções honrosas a estes vinhos portugueses e a esta região vinícola, os Vinhos do Porto terminaram o ano da melhor forma: três destes vinhos foram considerados os melhores vinhos do mundo.

 

 

O vinho do Porto tem sido considerado um dos melhores vinhos do Mundo
 

 

Para qualquer amante de vinho que se preze, provar o Vinho do Porto é obrigatório. Figura como o néctar dos Deuses no panorama nacional e apresenta-se como uma espécie de primazia de Baco fora de portas. O Vinho do Porto está na moda e quem o prova delicia-se.

 

Mas será que (re)conhece os verdadeiros sabores do Vinho do Porto? Apresentamos-lhe o guia essencial para se tornar num verdadeiro apreciador deste tão saboroso vinho Português.

 

 

Porto Vintage: a “jóia da coroa” dos Vinhos do Porto 

 

É o puro vinho do Porto. Aquele que envelhece lentamente e se torna ainda mais atrativo. É o primoroso néctar que os amantes de vinho mais ambicionam provar. É único, é Vintage!

 

Por muitos é considerado a “jóia da coroa”, o “rei” dos Vinhos do Porto. É a sua imagem de marca. É poderoso, é refinado, é um autêntico Porto.

 

 

O símbolo do Vinho do Porto é o incomparável Porto Vintage

 

 

Este vinho é produzido a partir de uvas selecionadas de um único ano e engarrafado dois a três anos após a vindima. Após o engarrafamento, o Vintage pode descansar e amadurecer lentamente durante 40 anos.

 

Este vinho tem uma grande caraterística que o distingue dos outros: é o único irresistível em praticamente todas as fases da sua vida em garrafa.

 

Durante os seus primeiros cinco anos após o engarrafamento, este vinho consegue manter as suas cores vermelho vivo, assim como o seu exuberante aroma a frutos vermelhos e silvestres e o sabor do chocolate negro. Tudo isto equilibrado por fortes taninos. O ciclo de vida do Vintage vai avançando e, após 10 anos, adquire a coloração de um quente vermelho granada e conseguimos sentir o sabor de frutos maduros. O vinho continua o seu longo percurso e no auge da sua maturidade, a sua cor âmbar, quase cristalina, torna-o insuperável e a sua fruta adquire maior subtileza e complexidade.

 

Se quiser comprar um Vinho Vintage nesta última fase, pense que vai gastar umas largas dezenas de euros. Porque para além de ser um verdadeiro tesouro, o Vinho do Porto Vintage representa apenas uma pequena percentagem da produção total dos vinhos do Douro.

 

Dentro dos Vintages, podemos ainda encontrar os Vinhos Single Quinta Vintage. O processo de produção é exatamente igual a um Vintage original mas é proveniente de apenas uma quinta. É produzido quando o ano não é considerado suficientemente bom para ser declarado como Vintage. Em Portugal, é o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) que reconhece e classifica os vinhos do Porto como Vintage.

 

 

Porto Tawny: o elegante Vinho do Porto 

 

O suave e adocicado Tawny… Com várias categorias de vinhos, este está entre os vinhos mais caros do mundo (especificamente o Tawny Envelhecido). A sua cor muito próxima de âmbar confere a este néctar um sabor irresistível.

 

É produzido a partir de uvas tintas passando, posteriormente, para pipas de carvalho. Fica armazenado por um período de dois a três anos. Até esta fase, assemelha-se muito a um Porto Ruby mas, após este descanso, o Tawny segue para cascos ou tonéis de carvalho, ampliando o seu contacto com a madeira e o oxigénio.

 

 

O doce Vinho Tawny é armazenado em pipas de carvalho, e posteriormente, passado para tonéis de carvalho.

 

 

Tudo isto força o processo de oxidação e confere uma tonalidade dourada ao vinho, tornando o seu paladar de um adocicado insuperável. O seu sabor é muito próximo ao aroma da madeira e a frutos secos como a amêndoa, as nozes e os figos secos. Esta harmoniosa mistura define-o como um vinho elegante e quanto mais velho for, mais as suas caraterísticas se acentuam.

 

As várias categorias de Tawnies são: TawnyTawny ReservaTawny com Indicação de Idade (10 anos, 20 anos, 30 anos e 40 anos) e Colheita. Todas elas têm peculiaridades mas todas contêm a génese do Tawny no seu ADN.

 

 

Porto Ruby: a exuberância do Vinho do Porto 

 

Elegantemente jovem. Assim podemos descrever um primoroso Ruby. Estes, tal como o nome indica, são de um vermelho exuberante, berrante. Assim como o Tawny, este vinho produzido à base de uvas tintas é armazenado em pipas de carvalho por um período de dois ou três anos. A sua cor deve-se ao seu processo de envelhecimento que implica pouca, ou até nenhuma, oxidação, normalmente em barris de madeira.

 

O Vinho do Porto Ruby matém a sua cor original de um vermelho vivo, com aromas de frutos silvestres e ameixas

 

 

É um vinho de aromas próximo a frutos silvestres e ameixas, bastante encorpado e robusto e de sabor bastante forte. É um vinho muito jovial e consegue manter as suas caraterísticas originais por muito tempo.

 

Neste tipo de vinho salienta-se, ainda, a categoria Reserva Ruby, bastante semelhante mas mais frutado, mais aromático e de estrutura um pouco mais complexa que o tradicional.

 

 

Porto LBV: a excelência de um Vinho do Porto 

 

O Porto Late Bottled Vintage é mais comumente conhecido por Porto LVB. São vinhos de qualidade exímia, exuberantes e de um vermelho vivo muito atrativo. Estes vinhos provêm de uma colheita única, quase sempre uma colheita excecionalmente boa. Para além da cor, os LBV mantêm algumas caraterísticas associadas ao Porto Ruby: incorpora uma cor encarnada gritante e é um néctar bastante frutado e intenso.

 

 

O Porto LBV é um vinho muito requintado que envelhece em madeira, num período de 4 a 6 anos

 

 

Este vinho envelhece em madeira, por um período de quatro a seis anos. Este processo confere-lhe a cor intensa, os taninos e a sua aparente juventude. Todos os Vinhos Porto LBV contêm a indicação do ano da colheita e do engarrafamento.

 

Este vinho evoluirá pouco em garrafa, pelo que está pronto para ser consumido após a compra. No entanto, há alguns LBV que podem continuar o seu envelhecimento em garrafa, basta que verifique o rótulo.

 

 

Porto White: o gracioso e mal-amado Vinho do Porto

 

Este é o menos conhecido dos Vinhos do Porto, pois a imagem dos vinhos do Douro está, desde há muitos séculos, associada aos vinhos aveludados de cor forte, aos vinhos tintos.

 

O Porto Branco é exclusivamente produzido a partir de uvas brancas. O seu amadurecimento é feito em carvalho, durante dois ou três anos.

 

A frescura de um Vinho do Porto White (Branco) confere-lhe um toque suave, jovial e muito frutado

 

Estes vinhos caraterizam-se por serem vinhos jovens, suaves mas muito frutados e, a nível de doçura, dividem-se em Extra SecoSecoDoce e Lágrima. Existe, ainda, o vinho Reserva Branco, envelhecido em madeira durante sete anos e de tons dourados.

 

 

Provando um Vinho do Porto… 

 

Como pode comprovar, há vários tipos de Vinhos do Porto. Todos eles são vinhos de excelência e com tanta diversidade conseguem agradar a todo o tipo de apreciadores: desde o mais experiente provador ao iniciante, desde o paladar mais exigente ao gosto mais sensível. Diferentes cores, sabores, texturas….

 

Conhecendo os vários Vinhos do Porto, consegue descobrir aquele que é o ideal para si, e desfrutar de um sabor verdadeiramente delicioso e incomparável.

 

Aliás é esta mesma diversidade que engradece ainda mais a Região do Douro. Mas não se esqueça: estes vinhos portugueses contêm um teor alcoólico elevado (geralmente entre os 19 e os 22% vol.).

 

 

Conhecendo a diversidade de Vinhos do Porto, é altura de provar este delicioso néctar dos Deuses

 

 

Agora que já sabe o essencial sobre os Vinhos do Porto, escolha um e surpreenda-se… vai conseguir perceber o porquê dos Vinhos do Porto andarem nas bocas do mundo!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui