Viagens sustentáveis: Dicas para viajar de forma ecológica

Viagens sustentáveis: Dicas para viajar de forma mais ecológica

Dicas e Sugestões

2023-03-13

Viajar é uma das maiores alegrias da vida, mas também pode ter um grande impacto ambiental. O turismo pode ter um impacto negativo no meio ambiente, desde as emissões dos meios de transporte até a criação de lixo. No entanto, existem vários métodos para viajar de forma mais sustentável, e tudo começa com a tomada de decisões ponderadas.

Uma área em que os viajantes podem fazer uma diferença significativa é no consumo de energia. Os setores da eletricidade e gás natural contribuem significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, que são um importante impulsionador das mudanças climáticas. No entanto podemos ajudar a diminuir estas consequências e preservar a Terra para as gerações futuras, minimizando o nosso uso de energia durante as viagens.

 

Aqui estão algumas sugestões para viagens mais ecológicas:

 

Escolha um transporte correto do ponto de vista ecológico

O seu meio de transporte tem um grande impacto na sua pegada de carbono. Sempre que possível, utilize os transportes públicos, bicicletas ou simplesmente caminhe. Se precisar alugar um carro, escolha um modelo com alta eficiência de combustível e tente praticar carsharing se possível.

 

Reduza o seu consumo de energia

Quando estiver hospedado em um hotel, desligue as luzes e os aparelhos eletrónicos e ajuste o termostato para economizar energia. Se estiver hospedado em um Airbnb ou outra propriedade de férias, escolha uma que use energia renovável ou tenha recursos energéticos eficientes, como painéis solares. É prática comum que quando estamos fora de casa sintamos que podemos usar tudo e gastar porque pagámos, mas de uma perspectiva sustentável, devíamos evitar este tipo de atitudes ao máximo. Outra prática importante é também avisar as entidades caso algo não esteja bem, no caso da energia falamos da ERSE a entidade reguladora de energia, afinal de contas é o nosso dever enquanto cidadãos.

 

Leve o mínimo possível de bagagem

Quanto mais gasolina necessária para mover as suas coisas, mais pesado o carro será e consequentemente mais dispendioso e poluente. Leve apenas o que precisa e considere usar uma mochila ou uma bolsa leve. Resumindo, o minimalismo nunca foi tão apetecível.

 

Leve consigo produtos reutilizáveis

Garrafas de água de plástico e utensílios descartáveis, por exemplo, aumentam o desperdício e a poluição. Para reduzir o seu impacto ambiental, leve a sua própria garrafa de água reutilizável, copo de café, talheres e sacos de compras.

 

Escolha atividades ecologicamente corretas

 Ao organizar sua programação, procure atividades que tenham baixo impacto ambiental. Prefira atividades ao ar livre, como caminhadas, nadar ou andar de bicicleta em vez daquelas que envolvam maus tratos em animais ou contribuam para a poluição do meio ambiente.

 

Ajude, apoiando empresas sustentáveis 

Procure por empresas e negócios que utilizam métodos sustentáveis no momento de decidir onde comer, comprar e onde se hospedar. inclui-se empresas que usem energia sustentável, reduzam o desperdício e retribuam às suas comunidades. Procurar pelas colaborações ou parcerias dos negócios em questão é um trabalho de casa que pode ser útil nesta decisão, conseguindo perceber qual o local com a eletricidade mais barata ou com a fonte de energia mais limpa.

 

Empresas de energias renováveis

Podemos reduzir o nosso impacto ambiental ao viajar e a ajudar a proteger a Terra para as gerações futuras, adotando estas mudanças simples. No entanto, os viajantes não são os únicos que podem fazer a diferença. O setor da energia também é fundamental para alcançar um futuro mais sustentável. A eletricidade e o gás natural são ambos necessários para a vida contemporânea, no entanto, têm um enorme impacto ambiental. O setor energético contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, que consequentemente contribuem para as mudanças climáticas. Por outro lado, a indústria está numa posição única para impulsionar a mudança e construir um futuro mais sustentável.

 

A transição para fontes de energia renovável, como a energia eólica e solar, é uma das formas de como o setor energético está enfrentando essas dificuldades. As energias renováveis estão a tornar-se mais acessíveis, e muitas pessoas, empresas e negócios estão a fazer a mudança para reduzir o seu impacto ambiental. Qual o papel dos viajantes? Bem estes podem contribuir para esta transformação e ajudar a construir um futuro mais sustentável, apoiando fontes de energias renováveis.

 

As iniciativas de eficiência energética são outra forma de como a indústria energética está a promover mudanças. As empresas podem reduzir o seu impacto ambiental e poupar dinheiro ao mesmo tempo, minimizando o desperdício de energia e utilizando recursos de forma mais eficaz. Isso inclui melhorias no isolamento de edifícios, o uso de iluminação eficiente em energia e o uso de tecnologia de edifícios inteligentes.

 

Conclusão

Além disso, o turismo também tem uma grande oportunidade de se tornar mais sustentável. As viagens sustentáveis estão a tornar-se cada vez mais populares, permitindo aos turistas explorar destinos incríveis enquanto minimizam o seu impacto no meio ambiente. Isso pode incluir a escolha de meios de transporte mais limpos, como bicicletas e transportes públicos, ou optar por alojamentos e atividades que promovam práticas sustentáveis. A indústria do turismo pode desempenhar um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na promoção da consciência ambiental em todo o mundo, afinal estejamos onde estivermos esta é a nossa casa!

 

Em resumo, viajar de forma sustentável é uma abordagem vital para reduzir o nosso impacto ambiental e conservar a terra para as gerações futuras. Podemos reduzir a nossa pegada ambiental e ainda desfrutar dos benefícios das viagens, tomando decisões cuidadosas sobre os meios de transporte, consumo de energia no dia-a-dia e nas atividades que praticamos. Podemos também ajudar a construir um futuro mais sustentável para todos, apoiando empresas sustentáveis e fontes de energia renovável. A mudança chegou e veio para ficar!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui