Os melhores miradouros da Região do Douro. Douro Blog

Os melhores Miradouros do Douro: cenários naturais de cortar a respiração

Dicas e Sugestões

2020-05-04

os-melhores-miradouros-do-douro-cenários-naturais-de-cortar-a-respiracao
Sente saudades de passear no nosso belo Douro? Deseja apreciar livremente a Natureza, em toda a sua magnitude, e desfrutar de momentos de pura paz e tranquilidade? Então este artigo é para si! Selecionamos alguns dos mais belos miradouros da Região do Douro, com paisagens verdadeiramente incríveis e arrebatadoras, que o vão surpreender. Parta connosco nesta aventura e deixe-se levar pelos encantos do Douro!

De momento, não nos é possível viajar, mas podemos sonhar e planear.  E porque não começar, assim que as condições de segurança o permitam, por um maravilhoso roteiro pelos miradouros da Região do Alto Douro? Aqui, as paisagens são únicas e arrebatadoras, com cenários estonteantes de cortar a respiração. Afaste-se das multidões e parta – de carro, comboio ou barco – em direção à Região Vinícola do Douro, onde, na beleza ímpar da sua paisagem, se produz um dos mais famosos néctares dos Deuses: o vinho do Porto. Inspire-se na Natureza e desfrute!

 

Conheça as Vistas mais Espetaculares do Douro

A expressão Alto Douro refere-se às duas margens do rio Douro nos distritos de Vila Real e Bragança e tornou-se oficial em 1756 após a criação, pelo Marquês de Pombal, da Companhia Geral da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro. Os socalcos dos vinhedos em anfiteatro e as tradicionais Quintas que se estendem ao longo das margens do rio Douro, os bucólicos vales e as pedregosas escarpas das montanhas caracterizam, em toda a sua grandiosidade, as terras do Douro Vinhateiro. O Pinhão é o grande centro produtor vinícola da região duriense, enquanto a Régua é o seu centro comercial. Todo este conjunto faz com que o viajante, ao percorrer a Região do Douro, seja atraído não só para a belíssima e única paisagem física como, igualmente, para a originalidade da paisagem humana.

 

Na Região do Alto Douro, o visitante encontrará alguns dos mais belos Miradouros Naturais do País, de onde poderá observar belíssimos e impressionantes aspetos artísticos da paisagem portuguesa. Venha conhecê-los:

 

Miradouro São Leonardo de Galafura: um excesso de Natureza

O Peso, Galafura, Poiares, Loureiro, Moura Morta e Vinhós ou, mais restritamente, o Baixo Corgo constituem uma agradável sequência de miradouros naturais. A Régua debruça-se sobre o Douro, face a uma cadeia de montes onde o trabalho humano construiu o mais belo anfiteatro agrícola de Portugal, emoldurado por milhões de videiras, dispostas em formosos socalcos e trabalhadas em Quintas, património que remonta ao labor monástico de S. João de Tarouca no que concerne ao “vinho fino”, que por alvará de 1807 se passou a denominar vinho do Porto. Junto a uma das estradas que descem de Vila Real para a Régua, perto de Covelinhas, fica o Miradouro de São Leonardo da Galafura. Daqui, melhor do que em qualquer outro lado, se aprecia o esplendor da paisagem do Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

 

 

Miguel Torga era apaixonado por este local — tanto que lhe dedicou um poema, intitulado “São Leonardo da Galafura”, que se encontra hoje eternizado na fachada da capela erigida no topo. Para o poeta, o miradouro, no alto dos seus 640 metros, não é um panorama que os olhos contemplam: é «um excesso de natureza».

 

Casal de Loivos: uma vista ímpar sobre o Douro

É outro dos grandes pontos de observação das paisagens do Douro Vinhateiro. Situa-se a norte do Pinhão, sendo acessível pela estrada que sobe para Alijó. A panorâmica é intensa e sublime, tendo sido considerado pela prestigiada BBC como uma das mais belas vistas do Mundo. Uma verdadeira inspiração!

 

 

Miradouro de São Salvador do Mundo: a perfeita harmonia entre o Homem e a Natureza

O Miradouro de São Salvador do Mundo está situado na margem esquerda do rio Douro em plena Região Demarcada do Douro, junto à estrada que liga São João da Pesqueira à Barragem da Valeira. O local é constituído por um imponente cone granítico com uma altitude de 493 metros e com um acentuado declive para o rio. O Miradouro tem como panorâmica principal o vale do rio Douro e dos seus afluentes, originando uma paisagem de grande beleza, complementada pelas enormes encostas escarpadas e agrestes que contrastam com os vinhedos, oliveiras e pomares. Ao fundo vislumbra-se a Barragem da Valeira e o histórico Cachão da Valeira, famoso por ter sido o local da morte do Barão de Forrester.

 

A vista do Miradouro é magnífica, permitindo uma perspetiva única e intensa sobre o rio Douro, a Barragem da Valeira e a paisagem envolvente.

 

 

Junto ao Miradouro encontra-se o Santuário do Salvador do Mundo, conjunto de 10 ermidas, a sua maioria do século XVI, alcandorado num rochedo sobranceiro ao Douro, onde o silêncio é total e a Natureza é densa, de uma grandiosidade única. O Santuário era tradicionalmente procurado por raparigas que queriam casar pois, segundo a lenda, ao dar um nó nas muitas giestas por ali existentes, facilmente encontrariam um bom noivo para casar.

 

O Douro transborda paz e serenidade e esconde paisagens verdadeiramente idílicas. Consulte as nossas opções de Cruzeiros e Tours descubra a verdadeira essência do Douro.

 

Tânia Nogueira

Publicado por:

Tânia Nogueira

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui