Guia de Viagem pelo Douro com Comboio Histórico

Guia de Viagem pelo Douro com Comboio Histórico

Dicas e Sugestões

2023-04-19

Guia de Viagem pelo Douro com Comboio Histórico
Descubra a região mágica do Douro num passeio de barco inesquecível, a bordo de um comboio histórico do século passado, desfrutando da beleza natural e história numa viagem ao passado. A paisagem classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, torna essa experiência imperdível, para os amantes de paisagens que parecem obras de arte!

Beleza natural e história. A nossa sugestão de hoje une o melhor dos dois mundos.


A região do Douro é uma das regiões mais mágicas do nosso país (e mesmo do mundo). A nossa dica de hoje inclui uma experiência que tornará um passeio pelo Douro (que já é incrível) numa experiência ainda mais inesquecível: um passeio num Comboio Histórico, dos anos 20 do século passado.


Isso mesmo, é uma das viagens mais bonitas que pode fazer, onde poderá viajar a bordo de uma locomotiva a vapor e as suas 5 carruagens históricas, percorrendo a distância que vai da estação do Peso da Régua até à estação do Tua.


É uma autêntica viagem ao passado, marcada pela beleza da paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial em 2001. Uma experiência imperdível para quem ama paisagens que parecem obras de arte e para quem quer ingressar numa viagem no tempo por um dia.


O que fazer no Vale do Douro em 1 dia?

O Doiro sublimado. [...] Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. [...] Um poema geológico. A Beleza absoluta. Miguel Torga, em “Diário XI”.


Quer tirar proveito do potencial da região do Douro? Tome nota do nosso roteiro! 


Faça um Cruzeiro do Porto até à Régua

Embarque num trajeto de barco pelo rio Douro desde Vila Nova de Gaia até ao Peso da Régua. Aproveite para desfrutar da envolvência mágica durante uma manhã inesquecível, onde poderá desfrutar do pequeno-almoço e almoço a bordo: uma experiência dos sonhos!


O trajeto leva-nos para a subida da Barragem de Crestuma-Lever com um desnível de 14m e da Barragem do Carrapatelo, com um desnível 35m, o cenário parece saído de um filme. 


Apanhe o Comboio Histórico

Desembarcando na Régua, está na hora do próximo passo nesta incrível vivência.  A viagem daqui até ao Tua com regresso à Régua realiza-se no Comboio Histórico do Douro e é efetuado numa locomotiva tradicional dos anos 20 do século passado, rebocando 5 carruagens históricas, também da mesma época.


A viagem pela Linha do Douro, entre a Régua e o Tua, é uma experiência única que permite apreciar as belas paisagens do Douro Vinhateiro, que representam o trabalho do Homem integrado com a natureza. Aprecie as quintas e aldeias que tanto definem a região do Douro Vinhateiro.


Ao longo de 36 quilómetros, a uma velocidade que não ultrapassa os 50 km/h, o Comboio Histórico percorre o caminho entre a Régua e o Tua, o que faz com que possa apreciar, com calma, a majestosa paisagem duriense. É uma viagem especial e que nos remete a épocas passadas.


No caminho, o comboio atravessa a ponte metálica sobre o rio Corgo até chegar à barragem de Bagaúste (datada de 1973). O comboio leva-nos em direção a Pinhão, vila com aquela que é considerada a mais bela estação da Linha do Douro. Pelas janelas das carruagens contempla-se uma verde e exuberante paisagem desenhada pelos socalcos vinhateiros, obra-prima do Homem.


Admire as paisagens e conheça a região do Tua

Já na estação do Tua, um marco importante na história da ferroviária, aproveite para contemplar o património que faz parte do legado industrial do Vale do Douro, enquanto espera pela hora de voltar.


Aqui, é a altura ideal para fazer uma pausa e observar o rio Douro e a sua incrível envolvência, antes da viagem de regresso, com outros pontos de vista da riqueza paisagística da região.


Aproveite para registar este momento, para que possa materializar este dia mágico para sempre e poder partilhar com quem mais gosta!


Qual a melhor época para apanhar o Comboio Histórico?

Este passeio pode ser realizado entre os meses de junho e outubro. O ideal para incluir nos seus planos de verão em família!


Se procura uma forma de conhecer a região do Douro combinando  beleza, gastronomia e a possibilidade de vivenciar uma experiência única ao passado, um Cruzeiro no Douro com o passeio no Comboio Histórico é uma escolha certeira.É o ideal para quem gosta de apreciar os lugares com calma e para aqueles que amam experiências ricas.


Gostou da ideia? Na Cruzeiros Douro ajudámo-lo a tornar este passeio dos sonhos em realidade. Conheça mais detalhes sobre o nosso Cruzeiro no Douro com passeio no Comboio Histórico. Nós tratamos de tudo, só tem de se concentrar em relaxar e de se deslumbrar com o nosso incrível Douro.

Ana Lúcia

Publicado por:

Ana Lúcia

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui