3 Passeios no Douro de Barco Comboio Histórico

3 Passeios no Douro de Barco e Comboio Histórico

Dicas e Sugestões

2023-06-21

3 Passeios no Douro de Barco e Comboio Histórico
Portugal é um destino único, pela sua riqueza histórica, natural e cultural. O território está repleto de locais emblemáticos, que reúnem o melhor da gastronomia e das tradições nacionais. Para quem procura explorar a zona norte do país, a região do Douro é paragem obrigatória. Conhecida pelas suas paisagens singulares, aqui, é possível realizar atividades diferentes e exclusivas, que possibilitam o contacto direto com as populações e costumes da terra, em comunhão com a Natureza envolvente.

A região do Douro distingue-se pela sua beleza natural inigualável. A paisagem é caracterizada por vinhas e socalcos, associados à produção de vinho. O rio Douro é um elemento fundamental do território e está estritamente ligado à prática agrícola e ao comércio local.


A vista panorâmica permite apreciar a imponência do rio e dos verdes campos, em perfeita harmonia com as pequenas propriedades e quintas, criadas e geridas pelas comunidades. O local transmite uma tranquilidade única, pelo cenário natural envolvente e pela autenticidade dos seus produtos e costumes.

 

 

Comboio Histórico no Douro

O Comboio Histórico no Douro surge na primeira metade do século XX, em 1925. A locomotiva é composta por 5 carruagens, com capacidade para 250 passageiros. Circula durante os meses de verão e proporciona aos visitantes um trajeto repleto de charme e encanto.

 

O percurso de comboio do Douro inicia-se na estação da Régua e dirige-se, primeiramente, à estação de Pinhão. Esta é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que enfatizam as pessoas da terra e os costumes locais. Há quem diga que é a estação mais bonita da Linha do Douro!

 

Depois, parte em direção ao Tua, a paragem final. Ao longo do percurso, a paisagem envolvente apresenta-se mais rochosa e acentuada. Quase a chegar ao destino, o comboio atravessa a emblemática ponte de ferro. Já no Tua, poderá contemplar a vista fascinante do Alto Douro Vinhateiro. O comboio retorna, mais tarde, à Régua.

 

Este é um itinerário muito procurado por famílias e casais. Nele, poderá experimentar a típica Bôla e o tradicional Vinho do Porto, e contemplar um momento musical, proporcionado por um grupo local.

 

Se gostava de descobrir e explorar o que o território tem para oferecer, fique a conhecer os nossos programas de cruzeiro pelo rio Douro com viagem de Comboio Histórico!

 

 

Cruzeiro do Porto à Régua com Comboio Histórico

Para quem procura passar um dia incrível a explorar o Douro, o Cruzeiro do Porto à Régua com Comboio Histórico é a opção certa.

 

A experiência inicia-se com um percurso de cruzeiro, que parte da cidade do Porto. A bordo da embarcação, poderá desfrutar de um pequeno-almoço regional, sobre as águas do rio Douro. O barco segue o seu percurso junto às margens do rio e permite a observação das encostas íngremes, características da zona.

 

Após o almoço, servido no cruzeiro, terá a possibilidade de percorrer a Linha do Douro, na locomotiva histórica. O comboio do Douro permite que tenha uma perspetiva única da área, numa viagem marcada pelo encanto da envolvente natural.

 

 

 

Cruzeiro da Régua ao Pinhão com Comboio Histórico

Mesmo que tenha pouco tempo, vale sempre a pena conhecer o Douro! Em apenas meio-dia, poderá aventurar-se no Cruzeiro da Régua ao Pinhão com Comboio Histórico.

 

O barco parte da Régua e, a bordo, terá à sua espera o almoço, confecionado com produtos oriundos da área. Durante a refeição, a travessia de barco permite observar a fauna e a flora locais, promovendo momentos de relaxamento e descontração.


Depois do almoço, poderá realizar a viagem de comboio do Douro. O trajeto de locomotiva desenrola-se, maioritariamente, à beira-rio e permite apreciar a riqueza paisagística, como se fosse uma verdadeira viagem ao passado.

 

 

 

3 dias no Douro com Cruzeiro e Comboio Histórico

O programa de 3 dias no Douro com Cruzeiro e Comboio Histórico oferece uma experiência de maior duração, para os interessados em conhecer, ao pormenor, o Alto Douro Vinhateiro.

 

O cruzeiro inicia o seu percurso no cais de Vila Nova de Gaia, com um pequeno-almoço representativo da zona. Depois, segue em direção à Régua. Após o almoço, irá conhecer uma quinta regional e experimentar o Vinho do Porto. No final do dia, já no hotel de quatro estrelas, ainda terá algum tempo livre para percorrer a área circundante.

 

No segundo dia, depois do pequeno-almoço no hotel, poderá explorar autonomamente a zona. Pela hora de almoço, o cruzeiro espera-o no Cais da Régua e tem como destino Pinhão. O dia é marcado por atividades ao ar-livre, tais como, um percurso pedonal. Mais tarde, na estação de Pinhão, subirá a bordo do Comboio Histórico do Douro. O percurso, reconhecido internacionalmente pelo seu encanto, irá colocar os seus sentidos à prova. O dia termina com o jantar, servido no hotel.

 

No último dia, um transfer vai levá-lo a Lamego, onde poderá explorar alguns pontos históricos, como o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Mais tarde, o transfer irá dirigir-se a Vila Nova de Gaia, onde termina a visita.

 

 

 

A região do Douro é emblemática pela sua paisagem cultural inigualável, classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO. O local é rico em história e tradição, e possibilita aos seus visitantes uma oportunidade única de vivenciar momentos de conexão com a natureza envolvente e com as pessoas da terra.

 

Uma das experiências mais emblemáticas do Douro é o percurso de Comboio Histórico. Durante os meses de verão, o comboio do Douro permite que milhares de pessoas apreciem a beleza do território. O percurso é caracterizado, por muitos, como uma verdadeira viagem ao passado.

 

Para quem procura deslumbrar-se com a região e conhecer o local de diferentes perspetivas, os tours de passeio no Douro de barco e Comboio Histórico são a oportunidade ideal. Com duração variável, os itinerários contam com refeições a bordo, visitas culturais e passeios de barco e de locomotiva.

 

Venha conhecer a região do Douro e não perca a oportunidade de descobrir a sua beleza ímpar, a bordo do cruzeiro e do comboio histórico! 

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui