Blog Douro

Um Douro Encantado: 3 Dias Inesquecíveis

Publicado por: Daniela Azevedo

Data de Publicação08 maio 2019

um-douro-encantado-2Com raízes profundamente ligadas à História de Portugal, o Douro é um destino, definitivamente, encantado e que pode ficar a conhecer em três dias inesquecíveis num majestoso cruzeiro que não vai deixar escapar nenhum importante recanto. Venha descobri-lo!

 

O Douro é um destino a descobrir. A sua paisagem e a identidade muito própria desta região, de gente fiel às suas raízes, fascinam todos que a visitam. A natureza abundante, as tradições e lendas locais com princesas mouriscas, cavaleiros, bruxas e lobisomens. A cultura, a gastronomia, os imensos sabores de vinhos da região e o cosmopolita ambiente de um cruzeiro, fazem do Douro um destino multifacetado e que oferece experiências únicas aos seus visitantes.

O povo duriense tem um carácter muito próprio, enraizado ao passado e à história do local onde vive, o que resulta em diferentes usos e costumes, consoante a região do Douro Encantado em que estejamos. Nas arribas do Douro os pauliteiros de Miranda dançam ao som da gaita-de-foles e do bombo. No Douro Sul, a música encontra-se nos cânticos da igreja que embalam a procissão das Velas. Em Freixo de Espada à Cinta enterra-se o entrudo, enquanto numa aldeia de Lamego, em Lazarim, saem os caretos para a rua. Tudo se mistura, contudo, com uma cultura moderna e vibrante a pedir para ser descoberta.

 

um-douro-encantado-3
Uma viagem pela paisagem impressionante do Douro

 

O clima a convidar a diferentes programas, seja qual for a estação do ano em que estejamos, o Douro e as suas águas a espelharem o igualmente azul do céu, a hospitalidade das suas gentes e a sua ampla gama de programas a fazer e locais a visitar, tornam qualquer passagem pelo Douro Encantado numa experiência única.

Além da História, também a gastronomia popular é um excelente ponto de partida para viajar pelo Douro onde a tradição portuguesa se mistura com o bom gosto dos sabores contemporâneos. Alheira, Bacalhau Assado, Bola de Carne ou Posta à Mirandesa fazem parte dos menus “obrigatórios”. Nos doces, os Papos d’Anjo de Amarante são imperdíveis.

 

um-douro-encantado-4
Um cruzeiro no Douro, para todos que desejam descontrair e relaxar de uma maneira diferente

 

E para satisfazer a alma, nada como os vinhos do Douro. Aqui se produzem uma variedade impressionante de géneros, desde os vinhos verdes aos vinhos tranquilos e ainda os vinhos generosos. É exclusivo desta região e de Portugal o famoso Vinho do Porto, produzido na região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo – o Douro, que data do séc. XVIII.

um-douro-encantado-5
Uma viagem pelos sentidos, com a descoberta dos vinhos do Douro

A melhor forma de ficar a conhecer todo este universo que o Douro abrange é embarcando no nosso cruzeiro Douro Encantado. Saiba mais sobre esta magnifica região!