Blog Douro

10 Razões que o Vão Fazer Apaixonar-se pelo Douro

Publicado por: Daniela Azevedo

Data de Publicação19 abril 2018

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 1 O Douro está, cada vez mais, na moda e são variadíssimas as razões que levam turistas de todo o mundo a encantar-se com a região duriense.

As paisagens já consideradas Património Mundial da UNESCO ou os seus fortificados e famosos Vinhos do Porto e Douro são os motivos mais populares. Mas nós encontramos outras razões (menos conhecidas) que fazem qualquer um apaixonar-se pelo Douro!

No Douro não faltam paisagens de cortar a respiração, que vão mudando de cor consoante a estação do ano. Unir o prazer de viajar ao benefício de contemplar as mais belas paisagens, que foram palco de histórias e lendas e hoje abraçam o Enoturismo em plena Natureza, é uma das melhores experiências que podemos ter.
Assim, fomos à procura das melhores (e menos comuns) razões que fazem qualquer cético se perder de amores pelo Douro!

Parque Biológico Serra das Meadas

O Parque Biológico localiza-se num antigo perímetro florestal de Lamego. Das espécies animais que se encontram no Parque Biológico da Serra das Meadas, a maioria está em regime de cativeiro, mas outras estão em liberdade e vai ficar deslumbrado se tiver a sorte de as apanhar em fase de nidificação. Também é um conforto para a alma saber que no parque muitos animais são provenientes de centros de recuperação. Na Serra das Meadas vai ficar bem informado sobre o perigo da extinção de determinadas espécies.

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 2
No Parque Biológico de Lamego poderá descobrir a fauna e flora da região

O Artesanato Típico

O artesanato típico da Região do Douro engloba uma vasta gama de produtos, como a cestaria, o calçado, a tanoaria e a tecelagem em teares manuais. Em todos os concelhos da região encontra belíssimas peças de cada uma destas artes que pode adquirir a título de recordação ou (porque não?) levar para oferecer àquele amigo ou familiar que queria muito juntar-se a si nesta viagem, mas não conseguiu.

Lendas e Tradições

O Douro é, também, uma terra de tradições e lendas, que se misturam com a realidade e ilustram o dia-a-dia da população. Por terras durienses ainda se ouve a língua mirandesa – o segundo idioma oficial de Portugal que só persiste na Região duriense. Do entrudo aos caretos, passando por histórias de cariz mais religioso, por todo o Douro ouvem-se lendas de princesas, príncipes e bruxas. Do património oral do Douro há a destacar a “Lenda dos Três Rios”, ou como o Rio Douro se tornou tão grandioso numa “corrida” contra o Guadiana e o Tejo.

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 3
O artesanato do Douro é incrível e ilustra o dia-a-dia da população

Campismo

Um dos locais mais apreciados por portugueses e estrangeiros para acampar na região do Douro é o Parque Biológico de Vinhais que até dispõe de uma piscina exterior biológica e é um dos raros locais para onde pode levar o seu animal de estimação. A vista é para jardim ou montanha, onde também se pode inspirar para uma caminhada ou um passeio de bicicleta.

Hipismo

Fundado em 1945, o Centro Hípico do Sport tem as suas instalações no Porto e, claro, passeios a cavalo com vista para o Douro. Professores qualificados garantem o acompanhamento de crianças com idades a partir dos 7 anos. O Centro Hípico possui dois picadeiros cobertos, um deles olímpico, e um campo de saltos. Além das aulas para crianças tem também espaço para treinos livres, restaurante e existe a possibilidade de fazer passeios turísticos a cavalo pela área envolvente.

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 4
Acampar no Parque Biológico de Vinhais  é uma experiência inesquecível no Douro

Remo

O Centro de Remo do Pocinho, considerado um dos melhores do mundo na modalidade, proporciona aos atletas uma das mais preciosas formas de desfrutar o Rio Douro: quase lá dentro. O equipamento tem condições tão profissionais que permitem a preparação física e técnica de atletas de nível olímpico, como também respeita a água e os seus ciclos. O rio, calmo nesta zona, oferece boas condições turísticas dada a qualidade dos alojamentos e gastronomia local. Com ginásio e uma área da animação, o Centro de Remo do Pocinho pode albergar cerca de duas centenas de atletas em simultâneo. É, finalmente, um ponto de referência arquitetónico.

O Pão

O pão com azeite é muito apreciado na região do Douro. Anualmente muitos quilos de azeitona são transformados em azeite de excelência graças à forma tradicional como é feito. Juntar o melhor da farinha com o melhor do azeite é possível quando também o pão se faz seguindo os procedimentos do antigamente. Não deixe de se deliciar com um lanche de pão com azeite nos locais mais tradicionais desta região. No nosso programa Experiências no Douro, por exemplo, juntamos esta saborosa e típica atividade a algumas das mais carismáticas do Douro. Não perca!

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 5
O Rio Douro reúne fantásticas condições para a prática de remo

Termas

As Termas das Caldas de Aregos são reconhecidas pelo valor medicinal das suas águas naturais, captadas a 62.ºC, que durante séculos de história fizeram milagres pela saúde de tantos quantos as procuraram. Abertas durante todo o ano, nestas termas inspiradas pela magnitude do Douro, o objetivo é, não só proporcionar alívio aos que padecem de problemas de saúde, mas apostar, acima de tudo, na prevenção, promovendo a resistência física e o bem-estar geral. O seu passado histórico também é longo e remete-nos para tempos pré-romanos. Já mais recentemente Agustina Bessa Luís e Miguel Torga foram alguns dos ilustres que passaram pelas termas das Caldas de Aregos. Reumatologia, dermatologia e questões ligadas às vias respiratórias podem aqui encontrar solução.

Enoturismo

Uma viagem pela vastíssima oferta de Enoturismo no Douro vai levá-lo a muitos locais onde os vinhos contam histórias. O Enoturismo tem particular interesse para o consumidor ou turista que não quer apenas saborear o produto final, por muito bom que seja, mas quer também perceber de onde vem esse produto e através de que processo. As memórias das experiências vividas nestas visitas são, acima de tudo, o que vai levar na bagagem de regresso.

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 6
O enoturismo está na moda e o Douro é o lugar ideal para o praticar!

Prova de vinhos, participação nas vindimas, pisa das uvas e estadia nas próprias instalações fazem parte dos múltiplos pacotes de Enoturismo que encontra na região. A Quinta do Vallado, a Quinta do Seixo ou a Quinta do Bonfim são alguns dos locais onde pode render-se ao Enoturismo.

Cruzeiros no Douro

Os Cruzeiros no Douro serão a razão que o levará a colocar a “cereja em cima do bolo” de surpresas que esta região lhe vai revelar assim que partir à sua descoberta. Através dos nossos magníficos passeios de barco tem a possibilidade de visitar locais e desfrutar de atividades tradicionais menos exploradas, sempre divertidas e com uma rica paisagem envolvente, de onde se destaca a calmaria do Rio Douro e as caraterísticas vinhas em socalcos.

10 Razões para Se Apaixonar pelo Douro- 7
Um Cruzeiro pelo Rio Douro será uma experiência diferente e inesquecível!