Férias em Família no Douro: Sol, Cultura, Descanso e Diversão!

Férias em Família no Douro: Sol, Cultura, Descanso e Diversão

Dicas e Sugestões

2018-03-01

rio-douro
Entre as múltiplas valências da Região do Douro, a sua grande vantagem é conseguir proporcionar maravilhosos passeios em família, com adolescentes ou crianças pequenas. Escolha certa, que vai agradar a toda a gente, com atividades dentro de portas e ao ar livre. Siga as nossas dicas e divirta-se numas férias no Douro!

Passar férias em família no Douro é a convicção de ter escolhido um local onde conviver, relaxar, aprender e divertir-se. Sim, é possível e é incrível!

 

Seja pela localização ou pelas opções de dias de que dispõe, a estadia é a primeira preocupação em cada viagem que se faz. Por isso, a zona do Douro tem várias infraestruturas adequadas a férias em família.

 

A maioria dos SPA’s durienses, além de confortáveis e enquadrados por uma paisagem onde o verde e o azul dominam, têm também várias soluções e tratamentos para mães e pais cansados que precisam de viver experiências sensoriais que reponham toda a energia consumida nos últimos meses.

 

Muitos tratamentos enquadram-se na filosofia vínica local e resultam bem em casal ou individualmente (podem encontrar, inclusivamente, alguns especiais para pré-mamã e recém-mamã). Enquanto isso, os mais pequenos podem brincar no jardim ou entrar numa atividade especialmente preparada pelo Hotel e, quando estiverem todos juntos, a diversão e “lutas” de água têm lugar na piscina que faz as delícias de todas as gerações.

 

O Douro Palace Resort and SPA, o Six Senses Douro Valley ou o Hotel Lamego & Life são, apenas, três das várias opções encantadoras que pode encontrar na região.

 

E enquanto os mais velhos relaxam, os mais novos podem sempre aproveitar a piscina!

 

 

Se preferir passear ao invés de escolher um programa centrado num único local, fazer um cruzeiro no Douro é a opção primordial para passar tempo em família. Por exemplo, parta à descoberta do Douro num fantástico passeio de dois dias entre o Porto e Barca d’Alva. Quando tem crianças mais pequenas que não estão preparadas para longas caminhadas a pé, esta é uma excelente forma de as mimar, partilhar paisagens e histórias, além de descansarem sem nunca perderem o Douro de vista.

 

Em cima de carris também se fica a conhecer o Douro profundo e é outra dica bem adequada à harmonia familiar que se pretende alcançar com umas férias no Douro. A CP – Comboios de Portugal – tem um comboio turístico em circulação na Linha do Douro que é uma autêntica aula de história ao vivo. Trata-se de uma composição formada por carruagens da década de 40 que, nos meses de verão, faz a ligação entre o Porto e o Tua.

 

Junte-se a outros turistas no Comboio Histórico do Douro e viva a história em andamento!

 

 

O restauro das carruagens foi feito pela EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário. É natural que, aqui, se cruze com outros turistas nacionais e estrangeiros porque a viagem ao passado é, realmente, literal, com a locomotiva a todo o vapor.

 

E se o objetivo for focarem-se nas vossas próprias histórias, e se a família tem gente muito ativa e enérgica, um piquenique em plenas vinhas durienses de uma famosa Quinta, é uma ótima opção, já que tem muito espaço para as “partidas-largadas-fugidas”! Sem carros a perturbarem a livre circulação de peões, as corridas são seguras e há pontos onde podem parar e fazer o, seguramente, delicioso lanche com a pura Natureza por companhia.

 

 

Junte a família num picnic nas margens do Rio Douro

 

 

Com dias mais longos e melhor tempo, os jogos de tabuleiro, o dominó ou as cartas podem ser divertidos, uma vez que têm a opção de formar equipas, brincar e reforçar os laços familiares. Aproveite estes pequenos-grandes momentos para fazer uma sessão fotográfica, selfies com caretas ou até um vídeo para partilhar com o resto da família que está mais longe.

 

O Douro em férias oferece, ainda, programas mais culturais e, por isso, alie ao seu piquenique uma didática visita às quintas produtoras de vinho. Até os mais novos vão adorar conhecer mais profundamente o Douro e ficar a perceber todo o processo de produção do Vinho do Porto desde a vinha até à mesa. As visitas às Quinta permitem visitar o local da produção do vinho, fazer uma prova de vinhos na adega (para os adultos, claro) e explorar as suas vinhas.

 

 

Transforme as suas férias numa aprendizagem divertida sobre o Vinho do Douro

 

 

As ofertas e programas das Quinta durienses contemplam uma vasta gama de experiências e, quando agendados previamente, até podem ser adaptados às necessidades de uma família com várias gerações e, naturalmente, também gostos distintos.

 

O Vale do Douro será, em 2018, o destino de eleição de milhares de turistas espalhados pelos quatro cantos do mundo. Seja, também, um desses visitantes e traga a sua família para uma das regiões mais típicas, acolhedoras e famosas de Portugal!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui