Blog Douro

As Atividades mais Originais para Fazer no Douro nesta Primavera

Publicado por: Daniela Azevedo

Data de Publicação08 março 2018

Atividades Primavera Douro - 1A primavera é uma época maravilhosa para conhecer e desfrutar o Douro. Com o início do horário de verão e as temperaturas mais amenas, toda a paisagem rejuvenesce, as pessoas ficam ainda mais alegres e as flores começam a despontar.

Com este enquadramento, selecionámos um conjunto de 5 atividades geniais para aproveitar o melhor do Douro… nesta bonita estação!

Para os amantes do bom tempo e dos dias luminosos, mas que preferem evitar as hordas de veraneantes, a primavera tornou-se na estação ideal para viajar. E o Douro ganha uma beleza especial nesta altura.

Depois de um Inverno bem rigoroso – com chuva, neve e gelo – as flores despontam tornando os cenários mais coloridos e vibrantes, e o verde das vinhas torna-se vivo, imenso e salta-nos à vista. Qual cenário de um filme hollywoodesco, o nosso “Reino Maravilhoso” tão bem descrito por Miguel Torga, torna-se o refúgio ideal para escapar à rotina citadina.

E para o ajudar a aproveitar o melhor do Douro nesta bela estação, elegemos as 5 atividades mais originais (e divertidas!) que pode experimentar por esta região. Ora tome nota!

Atividades Primavera Douro - 2
Descubra connosco as melhores atividades para aproveitar a Primaver no Douro

Trocar o chá da tarde por um copo de vinho

O frio começa a despedir-se de nós por esta altura e, com o abandonar dos gorros e dos cachecóis, diminui a vontade de ingerir bebidas tão quentes. Numa destas tardes, experimente trocar o chá fumegante por um dos frescos Vinhos do Douro.

Já sabe porque é que os vinhos desta região bateram recordes de vendas em 2017? Foram negociados 556 milhões de euros em vinho. Portanto, não vai querer ficar de fora do imenso grupo que já se rendeu a este néctar. Ainda por cima, recentemente nasceu um novo vinho do Douro, pelas mãos dos enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges. O Manoella branco 2016 vem alargar o portefólio da Wine & Soul, o projeto pessoal do casal.

Este branco tem origem numa vinha velha a 500 metros de altitude em solo granítico. A longa tradição da mais antiga região vitivinícola ganha uma nova garrafa, de um vinho fresco e vibrante, mas carregado da tradição das mais antigas castas durienses que merece o seu fresco recomeço de vida com o nascer das flores. Já reparou que ainda tem tantos meses pela frente para fazer diferente?

Atividades Primavera Douro - 3
Um copo de Vinho no Douro é o refresco ideal para um sol primaveril! 

Fazer um Cruzeiro no Douro

A navegação no Douro, após meses encerrada para manutenção das Barragens, está prestes a retomar (o primeiro cruzeiro acontece a 31 de março) e esta é uma das mais bonitas épocas para se perder na vista do Douro através de um passeio de barco com um programa repleto de experiências. A Rota do Douro Vinhateiro é um magnífico exemplo do que de melhor a região tem para oferecer nesta estação.

Durante dois dias vai ficar a conhecer os mais bonitos pontos do rio Douro e ainda tem a oportunidade de fazer uma visita a uma das mais famosas Quintas Produtoras de Vinho, degustação de vinhos e iguarias e refeições típicas.

Nesta primavera este passeio pelo incrível Vale do Douro vai fazê-lo esquecer a cidade por um bom bocado, enquanto regala os seus olhos com a maravilhosa paisagem que o Douro proporciona numa das melhores ocasiões para o ficar a conhecer.

Atividades Primavera Douro - 4
Aproveite o início da época e embarque num maravilhoso Cruzeiro!

Fazer um piquenique

A primavera pede ar livre. Vista desafogada. Comidas leves. Em suma, o que a primavera está mesmo a pedir é um belo piquenique e na região do Douro tem o local perfeito para o fazer: o miradouro de São Leonardo de Galafura. Aqui encontra um parque verde, com muitas árvores e sombras, além de também ter mesas e bancos em pedra para se deliciar com o seu lanche.

O Douro, azul e sereno como fica nesta altura fica, é o parceiro que acompanha esta proposta de piquenique primaveril com as suas margens e quintas a completarem o enquadramento da boa companhia duriense. Se levar crianças, não se esqueça dos brinquedos para as manter entretidas ao longo do dia. É importante também levar um repelente de insetos e, fundamental, ter no cesto de piquenique sacos para o lixo.

Atividades Primavera Douro - 5
Ûm piquenique no Douro é perfeito para viver de perto a Primavera que se faz sentir na região!

Passar uma tarde a ler

Está na altura de se permitir uma pausa. Descansar por uns dias e receber os primeiros raios de sol, antes de começar todo o rebuliço do verão, das filas para a praia e da logística das férias grandes. Escolha um bom livro, de preferência que passe uma mensagem alegre e positiva, e sente-se confortavelmente num banco com vista para o Douro.

No Peso da Régua, cidade no distrito de Vila Real, situada junto ao rio Douro, tem vários pontos onde o pode fazer e respirar toda a tranquilidade que a região tem para oferecer. Pelo cais fluvial da Régua vão começar a passar diariamente barcos de cruzeiros com turistas que visitam a região e se maravilham com as bonitas paisagens. Quanto a si, vê-los de cima, será a garantia de estar mesmo a desfrutar do que de mais calmo as margens do Douro têm.

Considerada a capital da região demarcada na qual é produzido o conhecido Vinho do Porto, a cidade ganhou destaque em 1756, quando o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro e as mandou delimitar. Foi assim criada a primeira região demarcada do mundo. Também aqui se realiza a Feira do Livro do Douro e encontra literatura sobre este pedaço de história.

Atividades Primavera Douro - 6
O Douro oferece várias esplanadas, perfeitas para uma tarde de leitura!

Pedalar no Douro

Com um pavimento de asfalto em excelente estado, alugar uma bicicleta e pedalar no Douro é uma ótima opção para ficar a conhecer os recantos mais bonitos e de mais difícil acesso. Um dos primeiros passeios pode ser a busca dos vestígios de presença humana com 30000 anos, e que pode observar na região de Foz Côa.

Já no Porto, no lugar onde o belo Rio Douro encontra o mar, o seu passeio deve incluir a passagem pelas mais tradicionais adegas usadas para envelhecer os vinhos do Douro bem como o famoso doce e licoroso Vinho do Porto. E se estiver mais à vontade com um passeio BTT, há célebres vinhas no Douro que têm circuito para passeio de bicicleta por entre os terrenos, permitindo, ainda, atravessar montes e vales. Há alguns desafios e saltos pelo meio, mas as dores nas pernas ao fim do dia estarão compensadas com o que conseguiu ver e respirar.