Pensa que Conhece Tudo no Douro? 3 Lugares que Desconhece

Pensa que Conhece Tudo no Douro? Estes são 3 Lugares que Desconhece

A Região

2018-03-15

margens-do-douro
A região do Douro é recheada de recantos que são tesouros escondidos em Portugal. Na Barragem da Valeira, o Palácio de Mateus e São João da Pesqueira vai encontrar espaços carregados de História que merecem ser vistos e valorizados. O que têm em comum? Ar puro, boas gentes e, claro, uma vista incrível para o Douro. Descubra mais e não se esqueça de incluir estes belos lugares no seu próximo roteiro pelo Douro!

Barragem da Valeira

 

A Barragem da Valeira fica situada no concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu, apresentando um desnível de 33 metros, o que lhe garante o posto de segunda mais alta barragem do Douro, logo a seguir à barragem do Carrapatelo.

 

Inaugurada em 1976, a Barragem da Valeira situa-se no local que separa o Alto Douro (mais precisamente o Cima Corgo) do Douro Superior e é um lugar que ganha especial encanto quando por ali passam os cruzeiros que navegam entre a Régua e Pocinho ou Barca d’Alva. A calma é quem mais ordena.

 

Além das encostas vinhateiras em socalcos, se olhar para baixo vai ver peixes como a tainha, o sável e a truta. A barragem também dispõe de um cais, onde pode descontrair e fazer uma série de atividades ao ar livre.

 

 

A Barragem da Valeira separa o Alto Douro do Douro Superior.

 

 

A paisagem que circunda a barragem é tão avassaladora que chega a impor respeito: vêem-se elevados rochedos de ambos os lados do rio. Em abono da verdade, só mesmo com a destruição do Cachão da Valeira é que foi possível esta região começar a desenvolver-se e tornar-se, também, numa via de circulação do Vinho do Porto. Na margem esquerda do rio, há, aliás, uma inscrição histórica que remete para este importante facto. Navegue por esta região e inspire-se nestas paisagens durienses!

 

 

Os Jardins do Palácio de Mateus

 

Sim, por terras durienses também há um Palácio. Um nobre, belo e imponente palácio que é considerado um dos mais belos representantes do período barroco em Portugal. As suas linhas arquitetónicas têm a assinatura do famoso Nicolau Nasoni, também responsável pela construção da célebre Torre dos Clérigos, no Porto.

 

Qual cenário ideal de um enredo de Downton Abbey, este solar datado do século XVIII é igualmente conhecido como Casa de Mateus, com belíssimos jardins, casa principal, adega e capela. A sua fachada emana elegância e brilho, sendo uma imagem mundialmente famosa e eternizada nos rótulos do vinho Mateus Rosé. 

 

Localizado nos arredores de Vila Real (apenas a 3km do centro desta pacata cidade), é fácil aqui chegar se estiver de viagem pelo Douro. Por isso, não se esqueça de entrar e de admirar a beleza de cada canto deste edifício. Aqui, parece que o tempo parou e a calma e tranquilidade que se sente transformam um simples momento num prazeroso deleite.

 

Ao entrar, deslumbre-se com o magnífico espelho de água proporcionado pelo pequeno lago que aí se encontra. Este reflete a fachada principal do edifício, envolta em castanheiros e carvalhos. Depois desta maravilhosa contemplação entre, pois aqui é recebido de braços abertos. Uma visita guiada irá levá-lo pelos vários compartimentos da casa, onde as mesas estão decoradas, as salas preparadas e até os quartos arranjados. Não para nos alojar, claro, mas para podermos experienciar e sentir a vida ida deste palácio setecentista.

 

Palacio de Mateus

 

 

E, finalmente, claro… um passeio pelos seus magníficos jardins, já eleitos os mais belos e misteriosos de toda a região Norte. E, na verdade, é impossível resistir a uma pacata caminhada com estas vistas. Nestes jardins destacam-se variadíssimas flores, com especial destaque para as camélias e para um impressionante túnel de cedros que cobre, por inteiro, a escadaria nascente.

 

E poderá observar, também, os pomares as a vinhas que fornecem a matéria-prima de qualidade para as deliciosas compotas caseiras aqui produzidas.

 

Antes de sair pelos seus portões de ferro, não se esqueça de ir até à adega e participar numa excelente prova de vinhos. É verdade que esta marca e Casa serviram de inspiração a um dos vinhos portugueses mais conhecidos exportados – o Mateus Rosé – mas, contrariamente ao que muitos pensam, este néctar não é produzido neste palácio (este néctar leve, fresco e jovem é propriedade do grupo Sogrape). Contudo dali não sairá sem saborear os melhores vinhos DOP Douro e os deliciosos Vinhos do Porto.

Tentador, não?

 

Os Jardins do Palácio de Mateus merecem ter a sua beleza descoberta por todos os que visitam o Douro

 

 

São João da Pesqueira

 

Se ainda não está 100% convencido de que vale a pena fazer as malas e partir à descoberta de lugares inexplorados na região do Douro, então aqui fica o mote que faltava: a vila mais antiga de Portugal, com foral de 1055: São João da Pesqueira.

 

Trata-se de uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 200 habitantes, situada a 850 metros de altitude.

 

Considerada o “coração” do Douro Vinhateiro, em São João da Pesqueira qualquer lugar por onde passe ou pare para uma refeição vai ter (bom) Vinho do Porto à sua espera. E pelas capelas que ainda hoje existem, passou e orou o nosso conhecido Marquês de Pombal que aqui viveu. Também dentro de uma pequena gruta viveu e morreu frei Gaspar.

 

Faça as malas e parta à descoberta da vila mais antiga de Portugal, com o foral de 1055.

 

 

Os férteis vales do Rio Douro são a maquilhagem natural de que a vila se socorre para lhe dar as boas vindas. À volta, é o Rio Douro o denominador comum, recortado por montes xistosos onde casas típicas rurais e senhoriais são vizinhas, rodeadas por socalcos de vinhas, amendoeiras e olivais, como se pode observar no antigo e bonito miradouro acima da Barragem da Valeira, no Santuário de São Salvador do Mundo, a 711 metros de altitude. O Santuário compõe-se por nove pequenas capelas construídas a partir de finais do século XVI.

 

Vamos a isso?

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui