Castanhas: a Tradição de São Martinho e a Festa do Magusto

Castanhas Quentinhas: da Tradição de São Martinho à Festa do Magusto

História e Curiosidades

2018-10-18

castanhas-quentinhas-da-tradicao-de-sao-martinho-a-festa-do-magusto
Em Portugal, o outono e a chegada do tempo frio são comemorados no dia 11 de novembro, dia de São Martinho. A tradição manda que neste dia, de norte a sul do país, se coma castanhas assadas, se beba vinho novo e água-pé. E em pleno Rio Douro, a nossa sugestão é mais elaborada e aponta para um magnífico cruzeiro temático. Vamos descobrir?

O que é o Magusto e o Verão de São Martinho

11 de novembro é o dia em que, tradicionalmente, a família se reúne para celebrar a chegada do tempo frio que se antecipa com as celebrações do São Martinho. Esta comemoração tem vários costumes associados que vale a pena recordar, festejar e saborear…

 

A lenda remete para Martinho de Tours - um militar, monge, bispo e santo católico, nascido no ano de 316 e falecido a 397. Reza a lenda que, certo dia, um soldado romano de nome Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo gelado que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas metades e deu uma ao mendigo. De repente, o frio parou e o sol quentinho apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo.

 

Assim, quase sempre na véspera e no dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o “verão de São Martinho”.

 

A festa é comemorada no dia 11 de Novembro, data em que o Santo foi sepultado na cidade de Tours. Há diversas tradições festivas associadas a esta data e que se associam a um espírito de convívio e de solidariedade. Algumas dessas tradições em Portugal  são:

 

- Beber do vinho novo (guardado após as vindimas), o chamado vinho de São Martinho;
- Acender fogueiras: os chamados fogos de São Martinho;
- Organizar Magustos, festas populares onde se juntam grupos de familiares e amigos para assar e comer castanhas.

 

É tradição neste dia as pessoas juntarem-se e assarem castanhas numa fogueira

 

A Tradição do Magusto em Portugal

Em mês de São Martinho, a castanha é rainha! Seja assada ou cozida, a tradição manda que se celebre a ocasião com castanhas. Quando nasce no castanheiro, a castanha está protegida por um revestimento de picos - o chamado ouriço. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai para ser apanhada, podendo ser esta uma das razões pelas quais o fruto esteve sempre associado à celebração deste dia.

 

São muitas as localidades que organizam Magustos, com jeropiga, ginjinha ou a água-pé. A água-pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, de onde se retira o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Já a jeropiga é preparada através da adição de aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, ficando uma bebida mais doce e com maior teor alcoólico que o vinho.

 

O dia de São Martinho serve de pretexto para algumas festas e feiras do vinho por todo o país. São arraiais com muitas castanhas e vinho que prometem animar os participantes e aquecer as noites frescas. A batata-doce é muito comum nesta altura do ano e pode, de igual modo, fazer parte do Magusto de São Martinho. Manda, ainda, a tradição que, em certas zonas do país, se mate o porco e se plante o cebolinho.

 

Para além dos comes e bebes próprios da ocasião, é também tradição no Magusto entoar canções à volta da fogueira. Algumas cantigas são bem conhecidas, acompanhando as crianças e adultos de geração em geração:

 

São Martinho
Castanhas, castanhas, assadinhas com sal
Quentinhas, quentinhas, que não te fazem mal
Saltitam, crepitam, toma lá e dá cá
São Martinho sem sol e castanhas, não há!

 

 

Antes de se poder apanhar as castanhas, elas estão protegidas pelos seus ouriços revestidos de picos

 

Magusto no Douro

A forma ideal de desfrutar de um dia memorável e em convívio é através de um Cruzeiro de São Martinho no Douro, com Magusto a bordo. Este Cruzeiro Temático é um programa especial com partida e chegada no Porto, navega entre as 06 Pontes e a Barragem de Crestuma-Lever e inclui almoço, castanhas assadas e música ao vivo! E nada melhor que apreciar umas belas castanhas e um copo de jeropiga num Cruzeiro no Douro!

 

E nada melhor que apreciar umas belas castanhas e um copo de jeropiga num Cruzeiro no Douro

 

 

O Cruzeiro de São Martinho pode muito bem ser o seu pretexto para se preparar a preceito, sair da rotina do dia-a-dia e relaxar por instantes nas tranquilas águas do Douro. Aproveite, assim, o mês de novembro para comer umas saborosas castanhas assadas e celebrar a verdadeira Tradição!

 

Deixe-se surpreender pela beleza do rio Douro, num cruzeiro repleto de animação e dê as boas-vindas ao tempo frio, que é recheado de encantos nas terras durienses. Pois, como diz o ditado: “Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho”!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui