Um Vinho do Porto e Douro para Cada Ocasião. Douro Blog

Um Vinho do Porto e Douro para Cada Ocasião

Gastronomia e Vinhos

2018-01-04

Saborear cada momento importante com um bom Vinho não só nos faz desfrutar da experiência ao máximo, como nos ajuda a eternizá-la na nossa memória. E sendo a casa de alguns dos melhores Vinhos do mundo, o Douro apresenta-se como o aliado natural na escolha para o melhor néctar. Sabe qual o vinho que melhor acompanha uma sobremesa? Qual o que deve escolher num jantar com amigos? Ou qual o mais prazeroso para uma boa leitura à beira do Rio Douro? Fique a saber tudo no nosso blog!

Visitar o Porto e o Douro é uma experiência inesquecível, mas saborear a região é outra que tem tanto de rica como de único e pessoal. E para o ajudar a desfrutar ao máximo da Região do Douro, destacamos alguns dos seus Vinhos e as ocasiões que melhor se lhes adequam. Desde os momentos privilegiados na companhia dos amigos aos mais relaxantes e intimistas, haverá sempre um Vinho para o surpreender.

 

 

O Melhor Vinho para Aperitivo

 

Os enólogos apontam esta como a forma mais tradicional de, em Portugal, se beber Vinho do Porto: como aperitivo. Se gosta que os vinhos lhe agucem o apetite antes de uma grande refeição, então a melhor aposta vai recair sobre um Vinho do Porto Branco, por ser pouco pesado e extremamente refrescante. Azeitonas ou castanhas vão bem com esta opção. Os Portos Tawny, Ruby e Colheitas também cabem na categoria de “melhores vinhos” para um aperitivo já que devem ser servidos entre os 10 °C e 12 °C. Numa versão ainda mais festiva, ou nas estações mais quentes do ano, também podem ser servidos com gelo para um “Porto Fresco”.

 

 

Um bom Vinho do Porto é a escolha ideal para abrir a mesa de entradas

 

 

O Melhor Vinho para Acompanhar uma Sobremesa

 

Volvido um bom repasto, chega o igualmente desejado momento para algo doce e, claro, um Vinho do Porto chega como uma opção extremamente enriquecedora de qualquer passeio, viagem mais demorada ou até férias que passem pelo Porto ou pelo Vale do Douro.

 

Com fortes sabores frutados e acentuada doçura, o vinho do Porto volta a ter produtos que realçam a qualidade de qualquer sobremesa de forma extraordinária. Depois do “namoro” do aperitivo, pode dizer-se, agora, que o Taylor’s Chip Dry estabelece uma boa e duradoura relação com pudins, bolos, gelados e, claro, com sobremesas de chocolate. Quando o frio aperta, o “casamento” também é agradável com amêndoas, nozes, café ou sabores de caramelo. Já um Tawny com dez anos, amadeirado e frutado, é o “amante” perfeito para sobremesas mais clássicas como o arroz doce e as rabanadas. O ideal será ter uma garrafa deste Porto sempre disponível, bem como os pequenos e redondos cálices que “vestem” este inesquecível néctar.

 

 

 

Vinho e Chocolate - uma combinação imperdível

 

 

O Melhor Vinho para Ler um Livro Sobre o Douro

 

O Douro é um “terroir” cheio de características especiais e uma delas é a vertente humana que não se pode descolar da garrafa de vinho que os apreciadores da calma e tranquilidade duriense têm em mãos. Para quem gosta de confrontar o olhar com a alternância entre a concentração das linhas de leitura de um bom livro ou revista especializada, com o deslizar das cores da natureza encosta abaixo até ao rio, o caminho passa por um rosé do Douro.

 

A combinação perfeita pode dar-se com um Vinha Grande Rosé 2016 que tem uma ligeira nuance de rosa claro. Com um aroma intenso, a elegância de frutas vermelhas, como morango, framboesa e cereja, juntamente com notas florais de flor de laranjeira, o seu final é longo e elegante, “condenando” a sua incursão cultural a um final feliz. Também tem de se dizer que é um néctar que sabe aliar a tradição e robustez do passado, com a leveza da modernidade vinícola.

 

 

Acompanhar um momento a sós com um copo de um belo Vinho do Douro, é uma das opções mais relaxantes

 

 

O Melhor Vinho para Apreciar o Pôr-do-Sol no Douro

 

Para este momento, que tanto pode optar por viver sozinho como acompanhado, a sugestão recai sobre vinhos mais envelhecidos como os Barca Velha ou os Quinta do Côtto – os primeiros Vinhos de Quinta do Douro. Neste campo, a energia e empenho dos vitivinicultores é o segredo para o quase tratamento de SPA vinícola que este cenário e estas opções engarrafadas lhe merecem. A procura por calor humano e descontração encontra nestes dois vinhos a sua viagem final.

 

Recoste-se, beba um café e a seguir lembre-se de todas as notícias que leu ou ouviu recentemente que lhe davam conta das inúmeras vantagens comprovadas cientificamente pelo consumo moderado de um bom vinho para relaxar. Expressão máxima da generosidade da vinha, um Barca Velha ou Quinta do Côtto merece adormecer no seu copo e ser consumido no auge de uma maturidade que só o dourado da paisagem do Douro saberá enquadrar. Escolha o melhor local para apreciar o pôr-do-sol e as memórias ou inspiração de que precisa vão aparecer com um destes dois “companheiros”.

 

 

O pôr-do-sol no Douro é uma das paisagens Durienses mais românticas

 

 

O Melhor Vinho para Jantar com Amigos

 

Os vinhos DOC Douro satisfazem o mais rigoroso dos paladares e conseguem surpreender o mais modesto ou apreciador iniciante do néctar dos deuses. Com as redes sociais quase sempre a garantir-lhe a merecida passadeira vermelha, o vinho Tinto Douro DOC Epicure 2013 tanto pode surgir engalanado para aquele jantar especial, como marcar presença numa reunião mais informal num dia da semana. É importante garantir algumas garrafas extra porque os amigos não vão, certamente, resistir a ficar-se por apenas um copo. Se quiser fazer sucesso e tê-los por perto na semana seguinte, acompanhe o vinho com tâmaras ou com tostas de queijo.

 

 

Presenteie os seus amigos com um bom vinho e todos irão adorar o seu jantar

 

 

Seja perdido no campo ou no meio da cidade, este vinho tem a capacidade de transmitir uma sensação de conforto familiar. Se for o responsável por todo o ambiente envolvente, umas velas de cores quentes e um jazz moderno vão ajudar à memória que, seguramente, vai querer vincar nesse campo onde todos gostamos de nos perder: o dos afetos.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui