Programa das Vindimas. Douro Blog

Programa das Vindimas: a Tradição das Vindimas ainda é o que era!

Dicas e Sugestões

2017-09-15

A Tradição das Vindimas ainda se mantém viva um pouco por todo o país. E uma das regiões mais típicas para esta festa continua a ser o Vale do Douro. Assim, preparámos um programa único de 2 dias com cruzeiro e as melhores experiências durienses. Confira agora e participe na melhor festa das Vindimas de sempre!

Ao despedirmo-nos lentamente do Verão, surge um mês encantador: setembro. Setembro no Douro significa tempo ameno, vinhas coloridas, uvas bem redondas que preenchem os socalcos e paz outonal que começa, a pouco e pouco, a invadir este cenário tão natural.

 

É, por isso, uma altura perfeita para visitar esta Região Vinhateira. E, este ano, as altas temperaturas que se fizeram sentir no Verão anteciparam as Vindimas, mas conseguiram aprimorar ainda mais o sabor adocicado das uvas durienses. Motivo mais que suficiente para correr para as Quinta desta maravilhosa Região à procura das melhores experiências para os amantes do vinho e do Enoturismo.

 

 

Com o fim do Verão, chega uma das mais bonitas alturas no Douro: a época das Vindimas

 

 

E, de facto, as Vindimas sempre juntaram as famílias e os amigos, num convívio único de trabalho e diversão. Assim, e à semelhança de anos anteriores, preparámos um programa especial, que tem sido considerado uma das melhores experiências do Douro. Connosco, poderá admirar as encostas verdejantes do Douro, as vinhas pintadas de mil tonalidades de vermelho e roxo e cruzar pacientemente o calmo e cristalino Rio Douro. Não acredita ser possível? Então embarque connosco!

 

 

A Festa das Vindimas: programa de 2 dias no Douro 

 

Para participar numa tradicional festa das vindimas e experienciar ao máximo a região do Douro são precisos, pelo menos, dois dias. Assim, o nosso programa das Vindimas com partida do Porto começa com um magnífico cruzeiro até à Região do Pinhão. A bordo poderá apreciar um revigorante pequeno-almoço e almoço, enquanto desfruta da verdejante paisagem que, vagarosamente, vai desfilando à nossa passagem.

 

 

No primeiro dia do nosso Programa das Vindimas, desfrute de um encantador Cruzeiro no Douro até ao Pinhão

 

 

Quando o barco atracar no Pinhão, o nosso motorista irá conduzi-lo até ao Hotel (4*), onde tem, também, o jantar incluído. O dia seguinte está reservado à Festa das Vindimas.

 

O dia seguinte começará cedo. Tome um bom pequeno-almoço no Hotel e, às 10h30, o nosso motorista irá encaminhá-lo para uma das melhores e mais tradicionais Quintas da Região. À sua espera estará um bom Vinho Moscatel e iguarias típicas e, ao som das concertinas e bombo, irá sentir-se muito bem-vindo. E, de copo na mão, é altura de pegar também em baldes e tesouras e caminhar até aos vinhedos. Uma breve explicação sobre as castas, a história da região e algumas tradições relacionadas com as Vindimas vão transportá-lo para o passado e a música ao vivo enquanto está nos vinhedos vai, certamente, animá-lo.

 

 

A nossa festa das Vindimas inclui corte e pisa das uvas, muita animação e um bom almoço duriense

 

 

Depois de levar as uvas para os lagares, é altura de um bom almoço regional. Aqui cozinha-se em potes de ferro e, por isso mesmo, a comida é ainda mais saborosa. Comece com umas boas entradas típicas, segue-se a sopa e o prato principal e, finalmente, o buffet de doces da região e fruta da época. E como não poderia deixar de ser, para regar bem a refeição, vinho tinto ou branco D.O.C, à descrição.

 

A experiência duriense continua durante a tarde com uma visita aos lagares e pisa das uvas, seguida de uma prova documentada de vinhos licorosos, brindando à promessa de uma boa colheita. E, no final do dia, levamo-lo até à Estação do Pinhão para uma magnífica viagem de comboio de regresso ao Porto.

 

Com algumas datas já esgotadas, temos ainda os seguintes dias disponíveis:

  • Setembro: 25, 26, 30
  • Outubro: 3, 7, 9, 11, 13
  •  

Mais palavras para quê? Se é apaixonado pelo vinho, pela tradição ou, simplesmente, pela região do Douro junte-se a nós e descubra o Douro numa das melhores alturas do ano: na época das Vindimas!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui