Caves do Vinho do Porto: típica experiência no Porto. Douro Blog.

A cidade Invicta e as Caves de Vinho do Porto

Gastronomia e Vinhos

2017-02-23

a-cidade-invicta-e-as-caves-do-vinho-do-porto
Se está de visita pela Invicta lembre-se: passear pela cidade do Porto e não visitar as Caves de Vinho do Porto é pecado. Um daqueles pecados que vai lamentar para sempre. Se não acredita, fique a conhecer mais sobre estas Caves que tão bem armazenam o Vinho do Porto, para ele descansar e envelhecer até ser exportado para o mundo. Fazêmos-lhe uma visita rápida para colocar nas suas notas de viagem!

Um passeio pelas bonitas ruelas da Ribeira – estreitas, coloridas e cheias de vida quotidiana, convida ainda a apreciar o reluzente Rio Douro que corre desenfreado até ao mar, passar a magnânima ponte Luís I e passear pelo Cais de Vila Nova de Gaia que pinta um quatro deslumbrante da cidade do Porto.

 

 

A vista para a cidade do Porto a partir do Cais de Vila Nova de Gaia

 

 

Este passeio singular pela cidade Invicta terminará da melhor forma se ainda tiver tempo para uma visita às famosas Caves de Vinho do Porto, onde poderá provar o tão delicioso néctar que tem levado o nome do Porto e de Portugal além-fronteiras. E para quem ainda não teve oportunidade de as conhecer, nós fazemos-lhe uma visita rápida.

 

 

Uma visita pelas Caves do Vinho do Porto… 

 

Depois de passarmos a pé a majestosa ponte construída pelo belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, chegamos à bela cidade de Vila Nova de Gaia, que beira o outro lado do rio. Na sua zona ribeirinha, podemos apreciar uma nobre e marcante paisagem sobre a cidade Invicta, recentemente considerada o Melhor Destino Europeu para 2017. Mas um passeio por esta zona acarreta mais surpresas. Continuamos, então, o passeio, caminhando por ruas estreitas, pintadas por narrativas, segredos e misticismo.

 

E por entre caminhos de pedras e construções seculares, viajamos no tempo e deambulamos pelas várias Caves, onde as suas paredes murmuram pedaços da história. Estas Caves estão intimamente ligadas ao Douro e ao Vinho do Porto e, aqui, poderá conhecer uma das heranças culturais mais honrosas da História Portuguesa.

 

Nesta margem sul do Rio estão localizadas as principais Caves de Vinho do Porto conhecidas mundialmente: Calém, Ramos Pinto, Burmester, Churchill, Cockburns´s Port, Ferreira, Offley Forrester, Real Ca. Velha, Rozès, Sandeman, W. & J. Graham, C.N. Kopke, Quinta do Noval, Espaço Porto Cruz.

 

Escolher qual ou quais as Caves de Vinho do Porto que deve visitar não é tarefa fácil. Todas elas têm uma História peculiar para contar, todos os seus Vinhos têm notas e sabores nobres e distintos. Mas seja qual for a sua escolha, ao entrar num destes edifícios, estará certamente a entrar num passado bem guardado de Portugal.

 

 

Visitar as Caves de Vinho do Porto é entrar na orgulhosa História do Douro e de Portugal

 

 

As Caves de Vinho do Porto têm e sempre tiveram um papel muito importante na propagação do Vinho do Porto pelo mundo. Este delicioso néctar é somente produzido na conhecida Região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro (cerca de 120km do Porto), devido às suas caraterísticas únicas e ideais do solo e clima. Assim, as Caves serviam um propósito preponderante, mas posterior ao processo de fabricação.

 

Desde o início da sua comercialização, o Vinho do Porto descia pelo Rio Douro a bordo dos típicos Barcos Rabelos. Na altura, era a única forma de o transportar e era, então, levado para a cidade portuária mais próxima do Vale do Douro. Quando este Vinho chegava ao Porto, mais precisamente a Vila Nova de Gaia, ficava nos barris a descansar e a envelhecer, a uma temperatura naturalmente fria e ideal para o seu padrão de qualidade, até ser exportado.

 

 

Ainda é possível ver os antigos Barcos Rabelos (restaurados) no Cais de Vila Nova de Gaia

 

 

Numa visita pelas Caves de Vinho do Porto, poderá conhecer mais sobre a história do Douro, da marca, do edifício e dos vinhos que aqui são produzidos. Para além, claro, de conhecer os detalhes da produção, de transporte, de armazenamento e envelhecimento do vinho. Poderá ver diferentes barris e toneis, de acordo com o tipo de vinho que armazenam e conhecer um pouco mais esses espaços, alguns deles centenários.

 

As visitas guiadas estão disponíveis todo o ano e em diferentes idiomas. Para além disso, todas terminam com uma prova destes fabulosos Vinhos do Porto. Desde o branco ao tinto, desde o mais doce ao mais amargo, esta prova tornar-se-á numa agradável experiência para todos.

 

 

As visitas às Caves de Vinho do Porto terminam com uma deliciosa prova dos melhores Vinhos do Porto

 

E se quiser usufruir de mais uma experiência típica desta cidade portuense, junte-se ao nosso Cruzeiro das Pontes com Fado. Neste magnífico programa pensado para usufruir das experiências mais típicas da cidade Invicta, poderá apreciar um incrível passeio de barco de 50 minutos entre as seis pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, participar numa visita guiada a uma das Caves de Vinho do Porto com prova de vinhos e assistir, por fim, a um espetáculo de Fado ao vivo nesse espaço.

 

Faça parte de uma experiência inesquecível que fará de si um apreciador incondicional da cidade do Porto!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui