Top 5 dos Lugares Mais Relaxantes do Douro. Douro Blog

Top 5 dos Lugares Mais Relaxantes do Douro

A Região

2017-11-23

top-5-dos-lugares-mais-relaxantes-do-douro
Se está a pensar fugir à rotina e ao stresse e confusão do dia-a-dia, então a Região do Douro apresenta-se como um excelente destino. Plantado no interior mais bucólico de Portugal, esta região respira tranquilidade e harmonia. E para o ajudar a descansar, elegemos o nosso Top 5 dos lugares mais relaxantes no douro. Descanse, desligue e descontraia em pleno Douro Vinhateiro!

Tudo o que rodeia o rio Douro e a sua fantástica região reveste-se de uma beleza tão grande graças a uma paisagem inspiradora, que é relativamente fácil imaginarmo-nos a relaxar por estes lados. Assim, e para complementar a vista com a sensação única do ar do Douro a tocar-lhe o rosto e o agradável vento nortenho a despentear-lhe o cabelo, elegemos o Top 5 dos lugares mais tranquilos do Douro.



Aqui, poderá sentir a calma, o silêncio, a tranquilidade tão caraterística da região, envolvido pela Natureza no seu máximo esplendor. São locais para visitar demoradamente, sem pressas e sem a pressão do relógio a matutar constantemente na cabeça. Descanse, desligue e relaxe em plena região duriense.

 

 

Um dos melhores miradouros do mundo! 

 

Classificado pela UNESCO como Património Mundial, o Douro é, também, o foco de todas as atenções, com paisagens únicas, de nos cortar a respiração por breves instantes. A paisagem até onde a vista alcança no Miradouro de São Leonardo de Galafura, no Peso da Régua, não só é encantadora e relaxante, como nos enche o coração

 

 

A Paisagem do Miradouro de São Leonardo da Galafura é deslumbrante e memorável

 

 

Aqui vai desfrutar de tudo o que a paisagem vinícola tem de mais relaxante: a vista completamente envolvente e panorâmica, num dos mais maravilhosos lugares para se perder por longas horas em busca da fotografia perfeita. A poucos quilómetros da Régua, no meio das rochas, e se escolher a visita ao pôr-do-sol, vai beneficiar de uma paisagem que ficará, certamente, gravada na memória. Ainda que tenha de subir alguns rochedos, quando alcançar o marco geodésico que assinala os 620 metros, não vai querer deixar tão cedo essa sensação de tranquilidade e plenitude que a aparente “proximidade” do céu lhe transmite.

 

 

Uma famosa Aldeia Vinhateira! 

 

Continuando fora dos trilhos mais tradicionais, outro local onde reina a paz absoluta é na aldeia vinhateira de Favaios, no concelho de Alijó. Aqui encontra muitas marcas arqueológicas, casas brasonadas e também diversos monumentos históricos ligados à Igreja. O que não encontra é… confusão, stresse, ansiedade. Em Favaios é produzido o famoso Moscatel do Douro (Moscatel Galego Branco), um dos vinhos mais apreciados mundialmente, graças ao seu aroma “elegante” e licoroso.

 

Se preferir outra boa sugestão pode, também, descontrair ouvindo uma das muitas histórias sobre a tradição local ligada à indústria de panificação, com o famoso trigo dos Quatro Cantos e sobre o artesanato. A Fonte de Favaios e o Museu do Pão e do Vinho remetem para as origens da aldeia que remontam à Idade do Ferro. 

 

 

Descubra a aldeia de Favaios e deixe-se surpreender pelos sabores do Douro.

 

 

Uma vila perdida em pleno Douro Vinhateiro! 

 

Muito inspiradora é também a bonita vila do Pinhão, situada a cerca de 25 quilómetros do Peso da Régua. A sua localização entre o Rio Douro e o Rio Pinhão tornam-na numa das mais belas vilas de Portugal, onde a sua história se mistura com a própria história do Vinho do Porto. É uma localidade muito pequena, com cerca de 600 habitantes, mas muito hospitaleira.

 

Estrategicamente localizada, o Pinhão tornou-se num importante entreposto comercial, levando os vinhos para o Porto e, posteriormente, para o mundo. Lá mais atrás no tempo, os típicos Barcos Rabelos eram os responsáveis por esse transporte. Nos tempos mais modernos, começou a seguir viagem em vagões pela Linha do Douro e, finalmente, em camiões cisterna. Mas ainda hoje consegue admirar as emblemáticas embarcações de madeira nas margens do rio. Aproveite e realize um sublime passeio de barco de duas horas em direção à Foz do Tua.

 

 

A vila do Pinhão é um pequeno refúgio escondido nas margens do Douro.

 

 

Seja qual for a altura, o transporte do vinho passou pelo Pinhão. É precisamente nesta viagem que está o segredo do encanto e, agora, pacatez da vila onde está uma das estações ferroviárias mais bonitas do país. Numa visita à vila, perca-se a observar os belos e impressionantes painéis de azulejos que retratam a vida do Douro. Compotas e o mel trazidos à mesa compõem o quadro de prazer e magia total que só um lugar tirado dos livros de História pode proporcionar.

 

 

Uma praia idílica no interior no Douro

 

Junto ao Rio Douro, e quando a temperatura estiver mais agradável, ainda pode passar um dia inteiro de puro deleite com as paisagens estupendas que a Praia Fluvial de Porto de Rei, na freguesia de São João de Fontoura, tem para lhe oferecer. Este é um destino mais apetecível no verão mas, apesar da tranquilidade garantida, não pense que vai para uma praia quase perdida no tempo.

 

No Parque Fluvial de Porto de Rei encontra um cais de acostagem para embarque turístico, um pontão de ligação, um passadiço, uma piscina flutuante, um solário, bar de apoio, equipamentos vocacionados para merendas, campo de futebol em terra batida, jardins, acessos pedonais e estacionamento. Recomenda-se um mergulho para uma experiência completa.

 

 

Uma experiência luxuosa num dos melhores SPA’s do mundo! 

 

Se o seu objetivo é mimar-se um pouco, e está disposto a gastar alguns euros a mais, então não pode deixar de visitar e relaxar num dos melhores SPA’s do mundo. O SPA do Hotel de cinco estrelas Six Senses é mundialmente famoso, quer pelos seus tratamentos relaxantes, quer pela sua paisagem incrível, no meio do Rio Douro e dos socalcos caraterísticos da região.

 

O Hotel tem como base uma bonita Quinta do século XIX, completamente renovada. Estrategicamente localizado num dos pontos mais bonitos da região duriense, faz jus ao seu nome. Aqui, todos os nossos sentidos despertam. Descansar no seu SPA é o equivalente a um carregamento imenso de uma bateria, e só desejamos que o tempo pare. Conte as horas, os minutos e os segundos para viver intensamente cada instante neste espaço.

 

 

Desfrute de uma experiência luxuosa, num dos melhores Spas do Douro

 

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui