Pinhão: Uma Vila Escondida no Coração do Douro. Douro Blog

Pinhão: Uma Vila Escondida no Coração do Douro

A Região

2023-12-22

Pinhão: Uma Vila Escondida no coração do Douro
Descubra a rica história, beleza natural e os encantos culturais da vila do Pinhão, localizada no Douro.

Douro Pinhão: conheça o que visitar e o que fazer na região

 

Já ouviu falar da vila do Pinhão? E da sua beleza ímpar? O Pinhão é uma pequena e adorável vila situada no coração do Alto Douro Vinhateiro. Diz quem por aqui passa que, por terra ou por rio, a paisagem é de tirar o fôlego! Sabe o que torna este lugar tão especial? Faça connosco esta viagem e descubra a resposta.

 

O que fazer no Pinhão Douro?

 

Boa comida, cultura e tradição. Este é o menu de sucesso para quem deseja conhecer a Região Demarcada do Douro, um tesouro paisagístico e destino obrigatório no Norte de Portugal. Desde passeios pelas vinhas a visitas a caves, não faltarão atividades na encantadora vila do Pinhão Douro. Se houver eventos ou festivais locais durante a sua visita, melhor ainda! Participe nos mesmos e vivencie a cultura e a animação da região.

 

O Pinhão está repleto de ruas pitorescas à beira-rio. A paisagem das vinhas em socalcos ao longo das íngremes margens do rio é o postal mais conhecido da vila, que tem a sua história marcada pela ligação com as uvas, as vindimas, o rio Douro e o vinho mais famoso de Portugal. 

 

Uma boa opção para explorar as margens do Rio Douro será realizar um passeio de barco no Douro Pinhão. Na Cruzeiros Douro, não faltam opções para uns maravilhosos dias de passeio.

 

Se estiver na cidade do Porto e pretender viajar para o Pinhão, o Cruzeiro Porto - Pinhão - Porto (com Visita) é um programa de dia completo que inclui pequeno-almoço e almoço servidos a bordo, passagem de três barragens e visita a uma das mais famosas Quintas da região, com prova de vinhos. Uma experiência que o deixará encantado!


Se já se encontra na região do Douro e procura programas mais curtos, nada melhor do que um cruzeiro em barco típico rabelo, com embarque e desembarque no Pinhão. Neste caso, recomendamos o cruzeiro Cruzeiros Pinhão-Romaneira-Pinhão (com a duração de 1 hora) ou o cruzeiro Pinhão-Tua-Pinhão (com a duração de 2 horas).

 

Estes pequenos cruzeiros pautam-se pelo silêncio da vista e tranquilidade das águas, e permitem admirar as mais impressionantes paisagens da região duriense, consideradas Património Mundial da UNESCO, num percurso do rio Douro que não é visível a partir de estradas nacionais ou vias-férreas. Não deixe de aproveitar esta oportunidade!


 

Barco rabelo no Rio Douro, Pinhão

 

Mas há muitas mais formas de admirar a beleza envolvente à vila do Pinhão Douro. Existem inúmeros miradouros aos quais poderá subir para observar as magníficas vistas panorâmicas da região do Douro, tal como o Miradouro de Casal de Loivos.

 

Poderá também aproveitar para fazer um passeio a pé pela vila e explorar as suas ruas estreitas e charmosas. 

 

Pinhão Douro o que visitar?

 

A pequena vila do Pinhão tem imensos pontos de interesse. Os extensos anfiteatros vinhateiros, o casario que desce em cascata, a ponte metálica, a bucólica foz do rio Pinhão e os maravilhosos azulejos da estação, tudo se conjuga para conferir uma singular beleza a este simpático povoado.

 

Estação Ferroviária do Pinhão

O Pinhão, entreposto do Vinho do Porto, é um verdadeiro tesouro localizado entre o rio Douro e o rio Pinhão. Para além de uma praia fluvial com esplanadas e de um hotel de luxo em frente ao rio (o Vintage House Hotel), aqui poderá encontrar uma das estações ferroviárias mais bonitas de Portugal.

 

O caminho-de-ferro, que chegou ao local em 1890, deu origem à construção do edifício da estação, que é exteriormente forrado de painéis de azulejos, todos com motivos vitivinícolas. Estes azulejos, que primam pelo pormenor e pelo detalhe de serem pintados à mão, ilustram paisagens de uma região vinhateira única no mundo e os costumes tradicionais do Douro.

 

Estação Ferroviária do Pinhão, com os seus azulejos alusivos à vida no Douro

 

São, no total, 24 admiráveis painéis de azulejos, desenhados em 1937 pelo pintor J. Oliveira e produzidos na fábrica Aleluia de Aveiro, que constituem, hoje, um rico mostruário etnográfico que perpassa toda a temática do vinho. 

 

Os painéis estendem-se a toda a volta do edifício e retratam cenas típicas, desde o transporte das pipas nos míticos barcos rabelo até às diversas fases da vindima. Poderá apreciar os trabalhadores agrícolas vestidos com trajes antigos feitos de palha para os proteger do frio e da chuva, os carros de bois carregando as pipas de Vinho do Porto, os barcos rabelos a fazerem a longa e complexa viagem até ao Porto.  

 

Há ainda imagens curiosas por retratar paisagens já desaparecidas, como é o caso do Cachão da Valeira antes da construção da barragem homónima, ou da antiga Ponte da Ferradosa sobre o rio Douro. Os painéis de azulejos foram, entretanto, restaurados e permanecem perfeitos. Para além disso, nesta estação foi aberta ao público uma loja de vinhos e um núcleo museológico que expõe alguns dos artefactos utilizados na vida do campo dos “Homens” durienses.

 

Quintas Vinícolas

A freguesia do Pinhão, no concelho de Alijó, criada em 1933, é considerada o centro geográfico da Região Demarcada do Douro, onde se produz o tão famoso Vinho do Porto. Muitas das principais companhias produtoras e exportadoras do Vinho do Porto radicaram aqui as suas instalações fabris e armazéns e possuem Quintas ao redor desta localidade.

 

Convidamo-lo, assim, a visitar algumas Quintas Vinícolas produtoras do delicioso Vinho do Porto, onde poderá conhecer os processos tradicionais da sua produção, a sua história e terminar em beleza com a degustação deste único e delicioso néctar que até os Deuses adoravam. 

 

O nosso programa “Tesouros do Pinhão” leva-o a conhecer uma das mais conceituadas Quintas da região do Douro, com degustação de vinho Moscatel incluída. Este programa também passará pela célebre Estação do Pinhão, anteriormente referida.

 

Paisagem sobre o Douro e socalcos na região do Vale do Douro

 

Belezas Naturais

Pare, também, para apreciar a magnífica paisagem envolvente. O Pinhão situa-se na confluência do rio Douro com o rio Pinhão, cenário único que a tornam numa das mais belas vilas de Portugal. Aqui poderá contemplar os socalcos meticulosamente organizados por entre montes e vales.  São, por vezes, inclinações tão abruptas que desafiam as leis da gravidade, mas que se integram harmoniosamente com a natureza.

 

Pontes do Pinhão

Ao nível das construções humanas, destaca-se a Ponte sobre o rio Pinhão, com três arcos, e a Ponte Metálica sobre o rio Douro. As margens destes dois rios começaram a produzir um vinho fino de superior qualidade pelo menos desde 1678, vinho esse que que já tinha o nome de Vinho do Porto e que era transportado nos tradicionais barcos rabelos.

 

Este intenso tráfego levou à construção da ponte de ferro sobre o rio Pinhão, ainda no ano de 1700. Em 1906, foi aberta ao trânsito automóvel uma ponte metálica sobre o rio Douro, projetada por Gustave Eiffel. Esta notável ponte permite um enquadramento perfeito entre o cenário natural e o patrimônio arquitetônico da bucólica vila do Pinhão.

 

Comércio Local e Artesanato

Numa visita à vila, não deixe de apreciar estes monumentos e de visitar as pequenas lojas, onde poderá encontrar as mais variadas peças de artesanato, como: miniaturas de Barcos Rabelo, latoaria típica, mantas, colchas, rendas, bordados, cestos, chapéus e pipas. 

 

Gastronomia Típica 

No plano gastronómico, delicie-se com o cozido à portuguesa, o cabrito assado no forno, o bolo borrachão, as compotas e o mel, nos restaurantes locais.

 

Onde comer no Pinhão Douro?

 

Há várias opções de restaurantes Pinhão Douro para experimentar a culinária local e os vinhos da região. Recomendamos que consulte guias de viagem atualizados (como o Tripadvisor, por exemplo) onde poderá consultar várias opções gastronómicas interessantes. 

 

Se pretender conhecer melhor os sabores da região, recomendamos-lhe o nosso programa “Tesouros do Pinhão”, que conta com um almoço tradicional duriense numa Quinta, confecionado em potes de ferro. Este programa também inclui uma prova de vinhos e visita ao Museu do Pão e do Vinho. É uma excelente opção se pretender experimentar a gastronomia local.

 

Se preferir uma opção mais requintada e intimista, convidamo-lo a embarcar no nosso Cruzeiro em Iate: Pinhão - Tua - Pinhão, com almoço em restaurante típico duriense com vista para o rio. Para além disso, o regresso ao Pinhão Douro é realizado em comboio, numa viagem ao longo da magnífica margem do Rio. Uma alternativa bastante agradável!

 

Outra sugestão será perguntar aos residentes por recomendações de locais gastronómicos. A população é simpática e prontamente ajudará no que for necessário.

 

Onde ficar alojado no Pinhão Douro?

 

Irá encontrar várias opções de alojamento, dependendo do orçamento e preferências ou interesses. Desde um hotel Pinhão Douro a casas de campo na região, deixamos alguns exemplos:

 

- Há hotéis encantadores que oferecem comodidades e serviços variados;
- Algumas quintas e alojamentos rurais oferecem a oportunidade de ficar em propriedades vinícolas, permitindo aos visitantes explorar a cultura do vinho da região;
- Há opções de alojamento local que podem oferecer uma experiência mais personalizada e intimista.

 

Casas no meio dos socalcos no Pinhão, Douro

 

Como é o tempo no Pinhão Douro?

 

A meteorologia Pinhão Douro desempenha um papel crucial na qualidade das uvas e na produção dos renomados vinhos da região. Enquanto que os verões são geralmente quentes e secos, os invernos podem ser frios. Contudo, independentemente da estação, a região do Douro Pinhão é conhecida pelas suas belas paisagens, vinhas e vinhos, tornando-a um destino atraente ao longo do ano.

 

Visite outros locais para além do Pinhão

 

E se tiver a oportunidade, depois deste magnífico passeio pelo Pinhão, faça a viagem de comboio pela linha do Douro até ao Pocinho, uma localidade geograficamente próxima e com paisagens arrebatadoras. De barco, de comboio ou de carro, todos os caminhos são válidos para conhecer o Douro em todo o seu esplendor, nem que seja apenas numa escapadinha de fim-de-semana.

 

Descubra já o Pinhão, um tesouro no Vale do Douro

 

Viajar para o Pinhão não é apenas um passeio, mas uma experiência enriquecedora. Garantimos que regressará com várias memórias ricas em história e paixão pela viticultura. Está pronto para conhecer esta bela vila? Não deixe de visitar esta magnífica região e deliciar-se pela sua cultura e tradição. O Douro espera por si, ansioso por partilhar consigo os seus mais belos segredos!

Tânia Nogueira

Publicado por:

Tânia Nogueira

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao visitar o site está a consentir a sua utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui